Campanha de prevenção à varíola dos macacos será lançada na segunda | A TARDE
Atarde > Brasil

Campanha de prevenção à varíola dos macacos será lançada na segunda

Ministério da Saúde foi autorizado pelo STF a divulgar as ações numa página na internet

Publicado domingo, 21 de agosto de 2022 às 14:48 h | Atualizado em 21/08/2022, 16:56 | Autor: Da Redação
Na Bahia, já foram registrados 39 casos da doença
Na Bahia, já foram registrados 39 casos da doença -

Será lançada nesta segunda-feira, 22, a campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos. A iniciativa do Ministério da Saúde precisou ser autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que a legislação eleitoral proíbe propaganda institucional que possa configurar promoção de políticos. A informação é do site Metrópoles.

O ministro Edson Fachin permitiu a publicidade sobre o tema até o dia 30 de agosto, por entender que se trata de interesse público.

“Observa-se que a ausência de orientação e incentivo à população sobre as medidas de prevenção e contágio da varíola dos macacos pode esvaziar a iniciativa e dificultar a prevenção e o controla da referida doença”, destaca o ministro.

Na decisão, Fachin ainda impôs restrição ao formato de divulgação. A campanha deve ser veiculada apenas numa página na internet apenas sobre a doença, “sem que exija da pessoa a escolha de links ou outras formas de acesso".

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até o momento, 3.756 casos. Na última sexta-feira, 19, o ministro Marcelo Queiroga anunciou que o país vai receber 50 mil doses da vacina, que devem ser aplicadas em profissionais de saúde com maior risco de contato com a varíola dos macacos, em hospitais e laboratórios, por exemplo.

Neste sábado, 20, a secretaria da Saúde da Bahia divulgou que foram identificados mais seis casos da doença, todos em Salvador. Ao todo, são 39 no estado.  

Publicações relacionadas