SAÚDE
Campanha de prevenção à varíola dos macacos será lançada na segunda
Ministério da Saúde foi autorizado pelo STF a divulgar as ações numa página na internet
Por Da Redação
Será lançada nesta segunda-feira, 22, a campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos. A iniciativa do Ministério da Saúde precisou ser autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), já que a legislação eleitoral proíbe propaganda institucional que possa configurar promoção de políticos. A informação é do site Metrópoles.
O ministro Edson Fachin permitiu a publicidade sobre o tema até o dia 30 de agosto, por entender que se trata de interesse público.
“Observa-se que a ausência de orientação e incentivo à população sobre as medidas de prevenção e contágio da varíola dos macacos pode esvaziar a iniciativa e dificultar a prevenção e o controla da referida doença”, destaca o ministro.
Na decisão, Fachin ainda impôs restrição ao formato de divulgação. A campanha deve ser veiculada apenas numa página na internet apenas sobre a doença, “sem que exija da pessoa a escolha de links ou outras formas de acesso".
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil registrou, até o momento, 3.756 casos. Na última sexta-feira, 19, o ministro Marcelo Queiroga anunciou que o país vai receber 50 mil doses da vacina, que devem ser aplicadas em profissionais de saúde com maior risco de contato com a varíola dos macacos, em hospitais e laboratórios, por exemplo.
Neste sábado, 20, a secretaria da Saúde da Bahia divulgou que foram identificados mais seis casos da doença, todos em Salvador. Ao todo, são 39 no estado.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes