Bahia registra seis novos casos de varíola dos macacos | A TARDE
Atarde > Bahia

Bahia registra seis novos casos de varíola dos macacos

Todos os pacientes moram em Salvador. Agora, já são 39 casos no estado

Publicado sábado, 20 de agosto de 2022 às 18:35 h | Atualizado em 20/08/2022, 19:00 | Autor: Da Redação
Dos 39 casos de varíola dos macacos confirmados na Bahia, 30 são em Salvador
Dos 39 casos de varíola dos macacos confirmados na Bahia, 30 são em Salvador -

A secretaria de Saúde da Bahia confirmou neste sábado, 20, o registro de seis novos casos de Monkeypox, chamada de varíola dos macacos. Todos em Salvador.

Agora, o estado contabiliza 39 casos da doença, sendo 30 em Salvador, 2 em Santo Antônio de Jesus; 1 em Cairu; 1 em Conceição do Jacuípe; 1 em Feira de Santana; 1 em Ilhéus; 1 em Juazeiro; 1 em Mutuípe e 1 em Xique-Xique. Além dos confirmados, a Bahia tem notificados 406 casos suspeitos da doença.

Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980. A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.

A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa. A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.

Publicações relacionadas