Chuva de meteoros Gemínidas tem pico nesta semana; Veja como assistir | A TARDE
Atarde > Brasil

Chuva de meteoros Gemínidas tem pico nesta semana; Veja como assistir

Previsão é que o fenômeno tenha seu ápice entre quarta, 13, e quinta-feira, 14

Publicado terça-feira, 12 de dezembro de 2023 às 18:29 h | Autor: Da Redação
De acordo com informações da Nasa, cerca de 120 meteoros podem ficar visíveis por hora nessa “chuva”
De acordo com informações da Nasa, cerca de 120 meteoros podem ficar visíveis por hora nessa “chuva” -

Uma chuva de meteoros Gemínidas ilumina o céu brasileiro nesta semana. A previsão é que o fenômeno tenha seu ápice entre quarta, 13, e quinta-feira, 14, mas será possível ver essas “estrelas cadentes” no céu noturno até o próximo dia 24 de dezembro.

De acordo com informações da Nasa, cerca de 120 meteoros podem ficar visíveis por hora nessa “chuva”.

Chamados de Gemínidas devido a sua relação com a constelação de Gêmeos, esses objetos espaciais oferecem “uma das melhores chuvas de meteoros anuais”, afirma a Nasa. “São meteoros brilhantes e rápidos e tendem a ser de cor amarela”..

Da Terra, é possível ver esses eventos cósmicos porque os objetos colidem com a atmosfera e ficam incandescentes, criando a conhecida chuva de meteoros. Poucos deles batem no chão terrestre, a maioria se desfaz no céu por causa do atrito.

No caso das Gemínidas, elas são resultado das viagens do 3200 Phaethon ao redor do Sol.

Como e onde observar

A Nasa explica que as Geminídeas são melhor visualizadas durante a noite e antes do amanhecer. Apesar de estar mais visível no hemisfério Norte, pessoas no hemisfério Sul também terão a oportunidade de apreciar o fenômeno.

Em entrevista à BBC Brasil, a astrofísica Eliade Lima, professora da Universidade Federal do Pampa, disse que o fenômeno poderá ser melhor observado nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.

A recomendação da Nasa é que os espectadores busquem locais escuros, fora de áreas urbanas. É necessário também que o céu não esteja nublado.

“Deite-se de costas com os pés voltados para o sul e olhe para cima, observando o máximo possível do céu. Após cerca de 30 minutos no escuro, seus olhos se adaptarão e você começará a ver meteoros”, recomenda a agência espacial.

Publicações relacionadas