Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva e frente fria podem impactar o Carnaval no Brasil

Nordeste terá pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva

Edvaldo Sales

Por Edvaldo Sales

09/02/2026 - 11:27 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Nordeste pode ter pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva
Nordeste pode ter pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva -

A semana do Carnaval pode sofrer impactos de uma frente fria. O último fim de semana registrou fortes chuvas em todas as regiões, com maior intensidade no Sudeste, onde temporais causaram transtornos principalmente em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O Climatempo aponta que a situação foi provocada pela formação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável por espalhar áreas de instabilidade e chuva persistente pelo Norte, Centro-Oeste e, sobretudo, pelo Sudeste.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O fenômeno deixou o céu encoberto por nuvens carregadas e manteve precipitações recorrentes em diferentes estados.

No começo da semana, a frente fria atua junto com a ZCAS, prolongando o tempo instável em grande parte do território nacional. A partir desta terça-feira, 10, a ZCAS começa a perder organização, mas isso não significa melhora imediata das condições meteorológicas.

Pelo menos até a próxima sexta-feira, 13, mesmo com o enfraquecimento do sistema, a atmosfera continua quente e úmida, favorecendo pancadas de chuva e novos temporais.

Temporais

No Centro-Oeste, Sudeste e Norte, onde o calor combinado com a umidade mantém a formação de nuvens de chuva, especialmente entre a tarde e à noite, as instabilidades continuam mais frequentes.

No Sul, as instabilidades voltam a se intensificar na segunda metade da semana com o avanço de uma nova frente fria, que deve aumentar os temporais no Rio Grande do Sul. Entre Santa Catarina e Paraná, as chuvas tendem a ocorrer de forma mais isolada, embora possam acontecer com intensidade elevada.

Nordeste

Já no Nordeste, as precipitações aparecem de forma irregular, alternando períodos de sol com pancadas rápidas, por vezes fortes.

Fim de semana

A partir do próximo fim de semana, a previsão indica alteração gradual no padrão atmosférico em parte do país, segundo o Climatempo. Modelos meteorológicos apontam modificações na circulação de ar em níveis mais altos da atmosfera, o que pode mudar a distribuição das chuvas e também influenciar as temperaturas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

carnaval previsão do tempo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Nordeste pode ter pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva
Play

Vídeos do STF revelam versões conflitantes de Vorcaro e ex-presidente do BRB

Nordeste pode ter pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva
Play

Vídeo: blogueira é sufocada por namorado até desmaiar em elevador

Nordeste pode ter pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva
Play

Idosa é atropelada por motorista nu e bêbado; veja vídeo

Nordeste pode ter pancadas rápidas, por vezes fortes, de chuva
Play

“Assassinos” e “Jesus”: terreiro Bantu é alvo de ataque em Salvador

x