BRASIL
Chuvas de meteoros poderão ser observadas neste domingo
Ao menos dois fenômenos terão visibilidade nas próximas semanas
Por *Da Redação
Duas chuvas de meteoros estão previstas para as próximas semanas e poderão ser observadas no Brasil. A primeira delas é a chuva Líridas, com seu pico de atividade estimado para a noite deste domingo, 21, e a madrugada de segunda-feira, 22. Em condições ideais, há potencial para avistar até 18 meteoros por hora.
Segundo o astrônomo da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e diretor do Observatório do Valongo, Thiago Signorini Gonçalves, a visibilidade do fenômeno será melhor na região Norte do país. "As Líridas vêm da direção da estrela Lira, que está mais no hemisfério norte. Na prática, isso quer dizer que é mais difícil de ver no Brasil. Quanto mais ao sul, mais difícil vai ser", disse ele a Folha.
Segundo o Observatório Nacional de Astronomia, a luminosidade da Lua, que estará 96% cheia na noite de domingo, pode interferir na observação da chuva de meteoros. O momento mais propício para tentar observar o fenômeno no Brasil será a partir de 1h da manhã. O período de atividade da chuva começou em 14 de abril e se estende até 30 de abril.
No mesmo período, na noite da próxima terça-feira, 23, ocorrerá o pico de atividade da Pi Pupídeos, outra chuva de meteoros. No entanto, de acordo com Gonçalves, essa chuva geralmente é mais fraca que as outras.
Quanto à próxima chuva de meteoros, chamada ETA Aquáridas, o grupo Exxos, ligado ao Observatório Nacional, menciona que ela costuma apresentar uma taxa de 40 a 60 meteoros por hora durante o pico. Este evento já está em curso e tem sua máxima atividade prevista para o dia 5 de maio.
Gonçalves acrescenta que esse segundo fenômeno tem mais potencial de ser visto em todo o país. "As ETA Aquáridas são mais fáceis de se ver porque o ponto de onde elas parecem estar vindo, na constelação de Aquário, é mais ao hemisfério sul", diz. O fenômeno ocorrerá durante a fase de Lua nova, fator que, para o astrônomo, também deve facilitar a observação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes