Ciclone extratropical deve atingir parte sul do Rio Grande do Sul | A TARDE
Atarde > Brasil

Ciclone extratropical deve atingir parte sul do Rio Grande do Sul

Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores

Publicado quarta-feira, 08 de maio de 2024 às 18:27 h | Autor: Agência Brasil
Nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às 11h15
Nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às 11h15 -

O extremo sul do Rio Grande do Sul deve ser atingido por um ciclone extratropical nesta quarta-feira (8) com chuvas de mais de 100 milímetros. Nas cidades de Pelotas, Rio Grande, Alegrete e São Borja também estão previstos temporais com ventos acima de até 70 km por hora e chuva de granizo.

A Defesa Civil orienta as pessoas buscarem abrigos longe de árvores, evitar estacionar veículos perto de torres de energia e, se possível, desligar o quadro geral de energia. E, em caso de dúvida, a recomendação é ligar para os bombeiros, 193 ou Defesa Civil, no 199.

Nível do Guaíba

O nível do rio Guaíba, no Rio Grande do Sul, desceu para 5,09 metros, às 11h15, desta quarta-feira (8), conforme monitoramento do Serviço Geológico Brasileiro.

Segundo o órgão federal, o nível de água do rio pode ficar abaixo dos 5 metros ainda hoje, e chegar a marca inferior a 4,8 metros até quinta-feira (9). No entanto, se mais chuvas atingirem a região, as projeções serão alteradas.

Apesar de a água já estar em processo de descida, o nível do rio ainda está 2 metros acima da cota de inundação, que é quando o volume de água transforma-se em enchente e a causar danos. No Guaíba, a cota é de 3 metros.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS