Cientistas descobrem mais de 5 mil novos vírus respiratórios | A TARDE
Atarde > Brasil

Cientistas descobrem mais de 5 mil novos vírus respiratórios

Tipo de micro-organismo é conhecido por causar doenças que vão desde o resfriado comum até a Covid-19

Publicado sábado, 09 de abril de 2022 às 13:39 h | Autor: Da Redação
Vírus também infectam plantas e animais que podem, em alguns casos, transmitir as moléstias para os humanos
Vírus também infectam plantas e animais que podem, em alguns casos, transmitir as moléstias para os humanos -

Após análise genética de amostras retiradas dos oceanos, pesquisadores encontraram nada menos que 5.504 novos vírus de RNA. Esse tipo de micro-organismo é conhecido por causar doenças que vão desde o resfriado comum até a Covid-19, responsável pela atual pandemia. Eles também infectam plantas e animais que podem, em alguns casos, transmitir as moléstias para os humanos.

Como mostra o tabloide britânico Daily Express, esses vírus evoluem a taxas muito mais rápidas do que os de DNA, e os cientistas ainda estão aprendendo mais sobre eles. Mas, ao contrário de humanos e outros organismos multicelulares, os vírus não possuem cadeias curtas de DNA únicas, espécie de “código de barras” genético que facilita a identificação.

Os especialistas examinaram o banco de dados do projeto internacional Tara Oceans, contendo sequências de RNA de plâncton coletadas durante quatro anos de expedições marinhas. Foram identificados 44.000 genes que codificam a proteína do vírus, revela o Daily Express.

Ainda de acordo com os especialistas, o Taraviricota pode ser o elo perdido na evolução dos vírus de RNA que os pesquisadores procuram há muito tempo, conectando dois ramos conhecidos diferentes desse tipo de micro-organismo.

O Daily Express lembra que os oceanos possuem quase 200.000 populações virais diferentes. Embora a maioria seja inofensiva para os seres humanos, eles podem causar surtos na vida marinha, incluindo baleias e crustáceos.

Atualmente, existem mais de 219 espécies de vírus capazes de infectar humanos e poucos são encontrados na água. Muitos desse são tratáveis, especialmente se descobertos precocemente.

Justamente a higienização das mãos e alimentos é a melhor forma de evitar infecção por vírus.

Publicações relacionadas