Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CIÊNCIA

'Cometa do Diabo' já é visível e poderá ser observado no Brasil

O cometa se tornará vísivel perto de 19 ou 20 de abril

Da Redação

Por Da Redação

16/03/2024 - 8:07 h | Atualizada em 16/03/2024 - 8:37
Imagem ilustrativa da imagem 'Cometa do Diabo' já é visível e poderá ser observado no Brasil

Nas próximas semanas, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de observar um dos cometas mais brilhantes conhecidos pelos cientistas: o Cometa do Diabo.

Ele está se aproximando do nosso planeta (sem risco algum de colisão) e, por isso, em alguns lugares, como no Hemisfério Norte, já é possível de ser observado com o auxílio de instrumentos. No Brasil e em outros países do Hemisfério Sul, ele poderá ser visualizado perto de 19 ou 20 de abril.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Descoberto em 1812 pelo astrônomo francês Jean-Louis Pons, o 12P/Pons-Brooks ganhou esse apelido "diabólico" devido a uma explosão em julho de 2023, que distorceu sua coma, ou seja a nuvem de poeira e gás que circunda o seu núcleo, em uma forma de chifres.

E o cometa já está se tornando mais brilhante para a observação, com uma magnitude atual de 5,0 (quanto menor esse número, mais brilhante é o objeto), mais brilhante que o planeta Urano do nosso Sistema Solar.

Nesse momento, ele alcançará seu brilho máximo, potencialmente chegando a uma magnitude de 3,0, de acordo com plataformas especializadas de medição. Isso significa que ele será visível a olho nu ou com binóculos, embora a proximidade do cometa com o Sol no céu possa dificultar observações, especialmente em áreas urbanas com poluição luminosa, como na cidade de São Paulo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Homem tem pescoço atravessado por madeira e sobrevive; veja vídeo

Play

Bahia é “excluído” da Libertadores em gafe ao vivo na TV Globo

Play

Vídeo: Caminhão de dupla sertaneja invade festa e fere 14 pessoas

Play

Vídeo: Homem arrasta mulher pelos cabelos e a espanca com socos

x