Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Corregedor do CFM afirma que pílula do dia seguinte não é abortiva

Adriana Brendler / Agência Brasil

Por Adriana Brendler / Agência Brasil

28/01/2008 - 22:20 h

O médico Pablo Chacel, corregedor do Conselho Federal de Medicina (CFR), disse hoje (28) que o fato de várias mulheres que usaram a pílula do dia seguinte terem engravidado mostra que o medicamento não é abortivo. “Eu sou contra o aborto, e estou convencido de que ela não é abortiva”, afirmou.

Segundo ele, a pílula pode agir de várias formas. Nos casos em que a mulher teve ovulação, modifica a secreção feminina dificultando o caminho do espermatozóide até o óvulo impedindo a fecundação. Além disso, o medicamento inibe a ovulação feminina caso ela ainda não tenha ocorrido, impedindo que aconteça depois do ato sexual, o que seria um risco de gravidez, já que os espermatozóides permanecem em atividade no aparelho reprodutor feminino até 36 horas depois da ejaculação masculina.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Chacel alertou que a pílula não deve ser usada como método anticoncepcional de rotina e destacou a necessidade do uso de preservativos.

“O correto é usar uma pílula rotineiramente, que é muito mais eficiente, e principalmente usar um protetor, como uma camisinha, que ainda protege contra as doenças sexualmente transmissíveis. Não é só de gravidez que as pessoas tem que se proteger, tem que se proteger de doenças”.

Uma resolução concluindo que a pílula do dia seguinte não é abortiva e recomendando seu uso, mediante prescrição médica em casos de emergência urgência, foi publicada pelo CFR em dezembro de 2006. Em seu primeiro artigo, o documento aceita “a anticoncepção de emergência como método alternativo para a prevenção da gravidez, por não provocar danos nem interrupção da mesma”.

O documento foi gerado a partir de estudos que incluíram, além da entidade, a Sociedade Brasileira de Ginecologia, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Associação Médica Brasileira.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Mistério em torno da “morte” de Japinha do CV cresce após novas postagens

Play

VÍDEO: Idoso é agredido com voadora durante roubo de celular

Play

Japinha do CV fingiu ter sido morta em operação anterior

Play

Werner fala sobre megaoperação no Rio e reforça combate às facções

x