SEM AULAS PRESENCIAIS
Crianças vulneráveis aprenderam 48% do esperado na pandemia
Ensino remoto não foi capaz de fazer as crianças atingirem o mesmo nível de aprendizado de aulas presenciais
A necessária adoção de medidas de isolamento social para reduzir os contágios de covid-19, no período em que a pandemia vivia seu pior momento, não tornou possível manter o mesmo rendimento de alunos do ensino básico.
Crianças de maneira geral tiveram déficit de aprendizado com as aulas remotas, segundo pesquisa publicada na revista “Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação”, conduzida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Durham University, na Inglaterra.
As crianças vulneráveis, em especial, obtiveram o pior aprendizado: em média, aprenderam 48% do que seria esperado em aulas presenciais. “Olha o que acontece quando a gente tira das crianças a possiblidade de frequentar presencialmente a etapa da educação infantil e como esse efeito é muito maior para quem é mais vulnerável”, comentou a pesquisadora da UFRJ Mariane Campelo Koslinski, uma das autoras do estudo.
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