BRASÍLIA
Delegado da Polícia Federal assume Segurança no DF
Sandro Avelar, que atuou na posse de Lula, foi anunciado como novo secretário de Segurança Pública
Por Da Redação
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), apresentou nesta quarta-feira, 25, o delegado da Polícia Federal, Sandro Avelar como novo secretário de Segurança Pública. É a segunda vez que Sandro assume pasta. A primeira vez foi de 2011 a 2014, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT).
"Eu recebo esse convite com muita honra e o recebo como uma missão. Vou buscar contribuir com o conhecimento que tenho dentro do plano do DF e do governo federal, onde tive oportunidades de atuar. E trazer esse espírito de integração para somarmos esforços e ajudarmos o país neste momento", disse Avelar.
De acordo com Celina, governadora em exercício, o perfil de Avelar está de acordo com as necessidades da pasta que organiza um esquema de segurança para prevenir novos atos com pautas antidemocráticas em 1º de fevereiro, durante o retorno dos trabalhos no Supremo Tribunal Federal (STF) e a posse de deputados federais e senadores.
"Acho que fui convidado pelo meu perfil técnico. Estou chegando agora, com boas informações das pessoas que estão na Secretaria de Segurança Pública. Avaliarei as condições de trabalho que estão sendo desenvolvidas. Confio absolutamente nas forças de segurança do DF. Chego com tranquilidade, sabendo que vou ter tempo de conhecer a equipe que está trabalhando", acrescentou o novo secretário de Segurança Pública, delegado Sandro Avelar.
Celina Leão comentou a escolha do delegado da PF para o comando da pasta.
"Há um espírito de colaboração entre o GDF e o governo federal. Há um alerta no dia 1º. Achamos a necessidade de fazer este momento de transição porque no dia 1º tenho que ter um secretário de Segurança que conheça o planejamento de segurança do retorno do trabalho do Legislativo e do Supremo".
"É importante colocarmos aqui nossa confiança nas instituições democráticas, inclusive e principalmente nas nossas forças de segurança do Distrito Federal. As instituições não falham", disse a governadora do DF
O órgão está sem titular desde 8 de janeiro, dia em que um grupo de bolsonaristas invadiram os prédios do Congresso, do STF e do Palácio do Planalto.
O governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) demitiu Anderson Torres que ocupava o cargo de secretário de Segurança do Distrito Federal no dia da invasão. Por determinação do ministro Alexandre de Moraes, Ibaneis Rocha também foi afastado no cargo de governador por 90 dias. A vice-governador Celina Leão assumiu o posto.
O anúncio ocorre a uma semana do fim da intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal, que seguirá em vigor até 31 de janeiro. Segundo o ministro da Justiça, Flávio Dino, a medida não deverá ser prorrogada. As informações são do UOL.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes