Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > brasil > DESASTRE EM MARIANA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DESASTRE EM MARIANA

ONU critica governo, Vale e BHP por tragédia em Mariana

Da Redação

Por Da Redação

25/11/2015 - 17:26 h | Atualizada em 25/11/2015 - 17:45
samarco
samarco -

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou comunicado classificando como "inaceitável" a resposta do governo brasileiro, a Vale e a mineradora anglo-australiana BHP pela tragédia em Mariana (MG), nesta quarta-feira, 25. As informações são da BBC Brasil.

A Organização criticou a demora de três semanas para dar informações sobre os riscos gerados pela lama vazada no Rio Doce com o rompimento da barragem da mineradora, no último dia 5. São mencionadas no documento contradições nas informações divulgadas sobre o caso, principalmente por parte da empresa Samarco, que afirmava não haver substâncias tóxicas na lama.

Tudo sobre Desastre em Mariana em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"As providências tomadas pelo governo brasileiro, a Vale e a BHP para prevenir danos foram claramente insuficientes. Este não é o momento para posturas defensivas", disseram o relator especial para assuntos de Direitos Humanos e Meio Ambiente, John Knox, e o relator para Direitos Humanos e Substâncias Tóxicas, Baskut Tuncak, no comunicado.

Ambos descrevem as consequências provocadas pelo vazamento, incluindo a chegada da lama ao mar. "Poderemos jamais ter um remédio eficaz para as vítimas, cujos parentes ou ganha-pão podem estar debaixo dessa onda de lixo tóxico, e nem para o meio ambiente, que sofreu danos irreparáveis".

Em entrevistas, a presidente Dilma Rousseff negou ter tratado o caso com negligência. Já a Samarco tem afirmado que suas operações eram regulares, licenciadas e monitoradas dentro dos melhores padrões de monitoramento de barragens.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas