VAI COMEMORAR?
Dia do Beijo: saiba como aproveitar a data e evitar doenças
Um dos maiores símbolos de afeto entre humanos, beijo pode ser porta de entrada para problemas de saúde
Por Pevê Araújo

Um dos maiores símbolos de afeto entre os humanos, o Dia do Beijo é celebrado no dia 13 de abril. Apesar de ser apontado por estudiosos como uma atividade positiva para o cérebro, o ato de carinho pode ser a porta de entrada para problemas de saúde.
Pensando em aproveitar a data para melhor informar a população sobre os riscos, o Portal A TARDE conversou com o médico Eduardo Reis, que falou sobre doenças desconhecidas da sociedade e estratégias para evitar problemas de saúde que podem acontecer após o beijo.
Segundo Reis, a boca é um local propício para organismos que habitam se desenvolverem. O número de parceiros também é um fator que aumenta o risco de transmissão de doenças.
"Existem doenças que se valem da troca salivar como um meio de contaminação, e, dada ser úmida e escura, a boca é o local propício para que os organismos que a habitam se desenvolvam. Desta perspectiva, a cavidade oral pode ser considerada uma “porta de entrada” para que nela se instalem diferentes bactérias e vírus, deste modo a única maneira de evitar doenças é assegurando que o parceiro não tenha doenças transmissíveis no momento. Quanto maior o número de parceiros maior o risco", conta Eduardo.
Para o médico, conhecer o parceiro é essencial para evitar o risco de transmissão de doenças após o beijo. Segundo ele, parte da população não conhece os problemas que podem ser causados pela troca salivar. Questionado pelo Portal A TARDE, Eduardo Reis falou sobre algumas doenças.
"Além de mononucleose, herpes e sífilis, existem outras associadas, entre as quais estão cárie, gengivite, faringite, laringite e a amigdalite. Bem como, gripe, tuberculose, hepatite e HPV, causados por vírus. Algumas delas como herpes e sífilis não têm cura, já outras como gripe e laringite são autolimitadas, ou seja, se curam sozinhas", destaca.
Eduardo alerta também que é preciso ter cuidado na hora de beijar. "Se perceber que tem algo de estranho em sua saúde, antes de beijar procure um médico, isso pode preservar a saúde de quem você ama", afirma o médico.
Beijar faz bem
Tomando os cuidados necessários para evitar doenças, o ato de beijar é uma importante ferramenta para a manutenção da saúde física e mental. Segundo a médica Diana Valente, os efeitos positivos causados pelo beijo se refletem na pele. Para ela, quem pratica com frequência envelhece mais tarde.
"Devido ao número de neurotransmissores associados ao beijo, podemos afirmar que pessoas que beijam assiduamente são mais felizes e consequentemente envelhecem mais tarde", disse a médica para o canal português SIC Notícias.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes