Diretor da Anvisa afirma que suspensão de lotes de vacina é 'cautelar' e não deve 'preocupar população' | A TARDE
Atarde > Brasil

Diretor da Anvisa afirma que suspensão de lotes de vacina é 'cautelar' e não deve 'preocupar população'

Publicado domingo, 05 de setembro de 2021 às 13:30 h | Atualizado em 05/09/2021, 13:31 | Autor: Redação
Lotes da vacina CoronaVac que foram envasados em fábrica não aprovada pela Agência foram suspensos por 90 dias
Lotes da vacina CoronaVac que foram envasados em fábrica não aprovada pela Agência foram suspensos por 90 dias -

Após a suspensão por 90 dias do uso e distribuição de lotes da vacina CoronaVac que foram envasados em fábrica não aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que acarretou na suspensão de três lotes na Bahia, O diretor-presidente do órgão, Antonio Barra Torres, afirmou que a população não precisa se preocupar com o assunto.

Em entrevista ao jornal O Globo, Barra Torres disse que o ato foi tomado apenas por "cautela" e que não deve ser utilizado para por a vacinação em descrédito no país.

"Não há que se colocar nenhuma dúvida, descrédito, nada disso. A população não deve entender esse ato como nada além de cautela. Não há outra coisa a fazer a não ser de maneira cautelar promover a interdição desses produtos que já estejam em território nacional até que essa certificação do fabricante seja devidamente apresentada e analisada", pontuou.

Ainda de acordo com ele, todas as doses que saíram da unidade foram atestadas pelo "rigoroso controle de qualidade do Butantan".

Para quem foi imunizado com dose do lote, a recomendação é aguardar orientação do Ministério da Saúde. Em documento encaminhado à Anvisa, o Instituto Butantan assegura que os lotes apontam segurança e qualidade das vacinas produzidas na fábrica que ainda não foi inspecionada.

A Secretaria de Saúde da Bahia ressalta que apenas os lotes especificados não devem ser utilizados. Os demais têm segurança, qualidade e eficácia comprovada.

Publicações relacionadas