TRAJETÓRIA
Dona Hermínia, luta, lei e +: relembre legado de Paulo Gustavo
Ator completaria 46 anos nesta quarta
Por Felipe Sena
O ator e humorista Paulo Gustavo, que completaria 46 anos, nesta quarta-feira, 30, além de levar sorriso e risadas para a casa de vários brasileiros, como era um dos seus principais objetivos, também teve um legado marcado por trazer pautas sociais ao humor através de seus personagens, de maneira profunda e levando isso para seu legado em vida.
Paulo Gustavo faleceu em maio de 2021, em decorrência de complicações da Covid-19. O ator deixou dois filhos, Gael e Romeu, fruto do relacionamento com o dermatologista Thales Bretas.
Humor ácido, político e inclusivo
O principal personagem de Paulo Gustavo, era Dona Hermínia, inspirado em sua mãe Dona Déa, pelo qual ele trazia diversas reflexões sobre os dilemas entre mãe e filhos, e relacionamentos. A personagem gerou três filmes.
No entanto, o ator criou diversos outros personagens que encantou as telinhas e ficaram famosos, principalmente nas redes sociais, como Senhora dos Absurdos, uma personagem branca, rica e de direita, que atacava todas as minorias da sociedade, como o grupo LGBTQIA +.
Relacionamento homoafetivo e enfrentamento a homofobia
Paulo Gustavo exibia com orgulho nas redes sociais a rotina e registros com o esposo e os filhos, enfrentando os estigmas de frente. No entanto, o artista lutava também contra o racismo. Em 2020, ele cedeu suas redes sociais durante um mês para a escritora e ativista Djamila Ribeiro discutir a importância da luta contra o racismo.
Empatia e solidariedade
Paulo Gustavo também apoiava várias causas sociais. Na pandemia, ele ofereceu suporte financeiro a várias pessoas que trabalharam com ele e enfrentavam dificuldades financeiras. Também doou recursos para instituições de caridade e R$ 500 mil para a compra de oxigênio do Amazonas. O estado enfrentou crises de falta de oxigênio em hospitais, em janeiro de 2021, durante a segunda onde da Covid-19.
Dia do Humor
O governo do Rio de Janeiro sancionou em 2021, a lei que oficializou a data de nascimento do humorista, 30 de outubro, como o Dia Estadual do Humor no Rio de Janeiro. A iniciativa é celebrar a importância do riso como resistência. A frase “rir é um ato de resistência”, dita por Paulo, reflete o poder de sua mensagem e é citada no documento da lei.
Homenagem em escola de samba
Em 2021, a escola de samba São Clemente homenageou Paulo Gustavo, que foi tema da agremiação, do samba enredo aos carros alegóricos e adornos na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Thales Bretas estava em um dos carros alegóricos e sua irmã também participou do desfile, se emocionou e chorou na avenida.
Lei Paulo Gustavo
Em 2022, foi sancionada a Lei Paulo Gustavo, que destina apoio financeiro ao setor cultural, afetado pela pandemia. "A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença", diz um texto do Ministério da Cultura.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes