OBRAS
Empresa é contratada para reconstruir ponte que caiu no Rio Tocantins
Responsável é o Consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas construtoras Gaspar e Arteleste
Por Redação
O Ministério dos Transportes anunciou nesta terça-feira, 31, a contratação da empresa que vai ficar responsável pelas obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek, na BR-226, que liga os Estados do Maranhão e do Tocantins. O responsável vai ser o Consórcio Penedo-Neópolis, formado pelas construtoras Gaspar e Arteleste.
A contratação teve caráter emergencial, o que dispensa a necessidade de um processo de licitação. O valor para reconstrução da estrutura é de R$ 171.969.000,00. A contratação e a dispensa de licitação foram publicadas no Diário Oficial da União pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).
São duas as construtoras responsáveis pela obra, a Gaspar, que é uma empresa sediada em Natal (RN) e administrada por Arnaldo Neto Gaspar e Bernardo Serrano Rocha Pereira Gaspar, e a Arteleste, que tem sede em São José dos Pinhais (PR), e é administrada pelos sócios Tulio Gabrile Beltrão Carvalho e Carlos Pedro Macho Fischer.
A ponte vai ser demolida e reconstruída. O governo estima que as obras vão ser concluídas até dezembro de 2025.
O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, afirmou que o projeto de reconstrução inclui melhorias na estrutura, como o alargamento da ponte, instalação de uma ciclovia, acostamento e passagem de pedestres.
A ponte Juscelino Kubitschek desmoronou em 22 de dezembro. O acidente foi na rodovia BR-226, sobre o rio Tocantins, região de Estreito (MA).
O Ministério dos Transportes iniciou uma investigação para determinar as causas do desabamento. A Marinha confirmou 11 mortes até o momento.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes