BRASIL
Estação Pinacoteca reforça segurança após roubo
A Estação Pinacoteca, na região central de São Paulo, teve a segurança reforçada ontem. Na quinta-feira, três assaltantes levaram do local quatro obras avaliadas em R$ 1 milhão, que faziam parte da exposição Acervo da Fundação Nemirovsky: O Olhar do Colecionador. Agora todas as saídas de emergência do prédio estão equipadas com alarme e os visitantes só podem entrar pela porta principal, no Largo General Osório.
A mostra estava fechada para perícia e reabriu aos visitantes ontem pela manhã. As obras roubadas foram substituídas por: Rua em Louveciennes (1913), de Maurice de Vlaminck; C?est Paris (década de 1920), de Antônio Gonçalves Gomide; Pietá (1920), de Lovis Corinth, e Cinco Figuras (do álbum Recordação de Vilna em 1917), de Lasar Segall. A administração da Pinacoteca informou que não alterou o número de vigilantes do prédio - seis homens.
No dia do crime, as câmeras de circuito interno filmaram a ação. Os bandidos chegaram ao meio-dia, pagaram R$ 12 de ingresso (R$ 4 cada um) e subiram para o 2º andar. No momento do roubo não havia vigilante na sala de monitoramento e o trio pôde levar tranqüilamente as tela dentro de duas sacolas. Foram levadas as obras Mulheres na Janela (1929), óleo sobre cartão de Di Cavalcanti; O Pintor e seu Modelo (1963) e Minotauro, Bebedouro e Mulheres (1933), gravuras de Pablo Picasso; e Casal (1919), guache sobre cartão de Lasar Segall.
O caso está sendo acompanhado pelo Departamento de Investigações Sobre o Crime Organizado. Os policiais esperam recuperar as obras com os retratos falados divulgados. Foram recebidas três denúncias, mas todas eram falsas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.