Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL

BRASIL

Estudantes decidem desocupar reitoria da UFRJ

Agencia Estado
Por Agencia Estado

Os estudantes que haviam ocupado a reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) decidiram hoje desocupar a sala, após terem se reunido por mais de três horas com o pró-reitor de Planejamento, Carlos Antônio Levi. Desde ontem, cerca de cem estudantes ocupavam o prédio em protesto contra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, o Reuni, criado para promover a reforma universitária.

Eles alegam que o fato de a ampliação de recursos estar condicionada à apresentação de projetos que se enquadrem nas metas do governo fere a autonomia universitária. "Vamos desocupar, mas a luta continua", disse o estudante Bernardo Lima, um dos líderes do movimento. Os universitários também fizeram reivindicações locais, como a aceleração das obras do bandejão, reforma dos alojamentos, ampliação do número de bolsas e a criação de uma data fixa para receber os R$ 350 pagos pelo governo.

"A Universidade não serve só para formar mão-de-obra específica para o trabalho, mas para formar pensadores críticos da sociedade. Sem assistência, os estudantes precisam sair para trabalhar", disse Linus Takai, que estuda geografia na Universidade de São Paulo. Ele chegou ao Rio na última terça-feira para convocar os estudantes cariocas a participar da plenária que acontece amanhã na universidade paulista. Takai afirmou que o movimento estudantil que está surgindo é totalmente independente da União Nacional dos Estudantes (UNE), a quem classificou como "braço-direito do governo".

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Relacionadas

Mais lidas