Família não tem notícias de brasileira na Ucrânia há 2 semanas | A TARDE
Atarde > Brasil

Família não tem notícias de brasileira na Ucrânia há 2 semanas

Último vídeo enviado por Silvana foi no sexto dia dos ataques

Publicado quarta-feira, 16 de março de 2022 às 20:19 h | Autor: Da Redação
Silvana é casada com um ucraniano há 27 anos e tem um filho de 26
Silvana é casada com um ucraniano há 27 anos e tem um filho de 26 -

A família da artesã paraibana Silvana Vicente Pilipenko, 53, que vive na Ucrânia, divulgou o último vídeo enviado por ela. Nele, Silvana relatava detalhes sobre o sexto dia de guerra no país.

Desde então a família dela não tem mais informações sobre seu paradeiro. À BBC News Brasil, a sobrinha de Silvana, a universitária Beatriz Vicente, de 20 anos, afirmou que um prédio alvo de bombardeios era semelhante ao que a tia estava.

"Não sabemos, até o momento, se era o prédio dela, mas ficamos muito preocupados e começamos uma mobilização por informações", disse.

Silvana é casada com um ucraniano há 27 anos e espava no país desde janeiro deste ano. No vídeo conta que não conseguiu sair da cidade antes dos ataques por que a sogra tem dificuldade de locomoção.

"É quase impossível tentar se aventurar a sair da cidade com ela". Ela conta também que, à época, sexto dia de guerra, a cidade já estava cercada por tropas russas.

"Como está a situação aqui no momento? Mariupol está cercada pelas forças armadas, todas as saídas da cidade, então é impossível tentar sair daqui neste momento", conta.

Nas redes sociais, Silvana contou ainda que havia conseguido comprar algumas coisas e 4 botijões de água com gás.

"Nós estamos economizando tudo o que temos, porque não sabemos até quando essa situação se estenderá", escreveu.

Atrás de notícias de Silvana, a família contatou o Itamaraty, emissoras de TV e com o governo paraibano, mas até o momento nenhuma informação foi passada.

"Se Deus quiser estão em casa sem energia por duas semanas e com os celulares descarregados. Me recuso a pensar algo além disso", disse à BBC Brasil o filho da brasileira e do ucraniano, Gabriel, que tem 26 anos.

Confira o vídeo:

 

 

Publicações relacionadas