Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

COBRANÇAS

FUP critica lentidão da Petrobras em projetos de transição energética

“Tem gente travando o processo”, diz Deyvid Bacelar

Da Redação

Por Da Redação

20/02/2024 - 10:51 h
Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética
Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética -

O coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar criticou a demora da diretoria de transição energética da Petrobras em apresentar projetos para o setor. Para Bacelar, a morosidade tem explicação na estrutura organizacional da nova diretoria, que colocou em cargos de gerência executiva pessoas que travam o processo.

“Na diretoria de transição energética, justamente a diretoria criada pelo presidente Jean Paul Prates para cumprir programa prioritário do governo, tem gente atrapalhando esse processo”, afirma ele.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Cobramos do diretor de transição energética, Maurício Tolmasquim, que a área apresente projetos. Não se trata de transição justa somente via a redução de emissão de carbono em atividades internas que a Petrobras já tem, como em produção de petróleo e gás, refino e outras. Queremos, sim, novos projetos de investimento em energias renováveis e com baixa pegada de carbono”, diz Bacelar.

O pedido da FUP é que o Conselho de Administração (CA) da empresa – cujos nomes de integrantes estão em fase de avaliação interna da estatal – cobre da companhia resultados nesse sentido.

A FUP cobra também o afastamento de pessoas que estão na estrutura da Petrobras, “principalmente na diretoria de transição energética, que ocupam cargos executivos, e que não concordam com o programa do governo do presidente Lula".

"Que sentido faz essas pessoas continuarem na estrutura da diretoria? É óbvio que projetos ficam travados. Já vai completar um ano em abril e até agora a diretoria de transição energética não apresentou nada de relevante”, questionou Bacelar.

Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética, mas ainda não apresentou projetos. O plano estratégico 2024/2028 destinou entre 9% e 15% do Capex da empresa para investimentos em transição energética, contra os modestos 0,5% determinados em planos dos últimos anos.

“Projetos robustos com tecnologia nacional já deveriam ter sido apresentados e submetidos à aprovação do CA, pois são projetos de longo prazo, para operação em quatro, cinco anos. A Petrobras deve ser a mola propulsora da transição energética no país, investindo em projetos próprios e alavancando novos investimentos. A neoindustrialização passa por projetos como esses”, afirma Bacelar.

“Os combustíveis verdes, as refinarias verdes, estão à espera da definição desses projetos para novos investimentos. A Transpetro, por exemplo, já tem demanda de combustíveis verdes para seus navios; o mesmo em relação à Vale, que busca o novo insumo para sua logística ferroviária”, completa o dirigente da FUP.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

combustíveis verdes Investimentos neoindustrialização Petrobras tecnologia nacional transição energética

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética
Play

Bahia é “excluído” da Libertadores em gafe ao vivo na TV Globo

Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética
Play

Vídeo: Caminhão de dupla sertaneja invade festa e fere 14 pessoas

Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética
Play

Vídeo: Homem arrasta mulher pelos cabelos e a espanca com socos

Recentemente, a Petrobras ampliou recursos financeiros para a área de transição energética
Play

Motorista reage a assalto, pega arma e atira em bandido; veja vídeo

x