ALERTA
Governo do MS decreta estado de emergência após incêndios no Pantanal
Ação visa dar celeridade no combate as queimadas
Por conta dos incêndios que atingem o Pantanal, o governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência nesta segunda-feira, 24. O decreto foi publicado no Diário Oficial do estado e tem prazo de 180 dias.
A ação visa agilizar o combate contra os focos de incêndio. Agentes de segurança (Bombeiros e brigadistas) poderão adentrar as casas para prestar socorro em situações de risco alto, além de determinar a evacuação e usar propriedade particular. O Mato Grosso do Sul também enfrenta uma estiagem prolongada, o que aumentou o calor nas regiões afetadas. Além disso, afetou economicamente na parte agropecuária.
Vale salientar que o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indica que as bacias afluentes às estações de medições fluviométricas dos municípios de Ladário e de Porto Murtinho, que são banhados pelo Rio Paraguai, passa por situação de seca hidrológica excepcional.
Algumas frentes de atuação foram acionadas para o combate dos incêndios florestais. O trabalho coordenado das equipes conta com aeronaves e helicópteros no ar, e no solo, com bombeiros, brigadistas e a cooperação dos pantaneiros, para chegar aos locais com foco de incêndio e realizar as ações de prevenção.
Sistema de Comando de Incidentes (SCI) tem coordenado as ações de prevenção, com uso de imagens de satélite e drones para identificação de pontos de incêndio.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro