BRASIL
Governo federal lança programa ‘Crescer em Paz’
Ministério da Justiça anunciou 45 medidas para prevenir violências
Por Redação

Um arcabouço de 45 medidas que visam prevenir violências, acolher, recuperar vítimas e a facilitar o acesso à Justiça para enfrentar o cenário de insegurança que envolve jovens brasileiros, foi lançado, nesta quinta-feira, 10, pelo governo federal, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o programa ‘Crescer em Paz: Estratégia de Justiça e Segurança Pública para Proteção de Crianças e Adolescentes.
A iniciativa foi construída com a participação de todas as secretarias da pasta da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc) – em diálogo com outros órgãos federais, a exemplo dos ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, da Educação e da Saúde. Para 2025, estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 82 milhões.
O ministro Ricardo Lewandowski assinou as portarias que instituem dois comitês consultivos. O primeiro vai formular proposta de metodologia e requisitos de verificação etária em serviços digitais. O segundo comitê se concentrará em elaborar projeto para o fluxo centralizado de recepção de denúncias de crimes digitais contra jovens. O ministro também firmou protocolos de intenção para a implementação dos programas de prevenção do Cria, da iniciativa Pipa – Territórios Preventivos e dos Núcleos Estaduais do Cria no Brasil.
As ações inseridas na política pública Crescer em Paz estão organizadas em quatro eixos prioritários de proteção: Insegurança e Vulnerabilidade; Justiça; Digital; e Jornadas Vulneráveis. As medidas visam a mitigar fatores de risco para violências, criar serviços intersetoriais de acolhimento e implementar novos equipamentos públicos, disseminar metodologias de prevenção, fortalecer a formação de profissionais de segurança pública e aprimorar investigações de crimes. Em relação aos novos riscos oferecidos pelo ambiente digital, a estratégia prevê medidas para reforçar a segurança de crianças e adolescentes na internet.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes