BRASIL
Governo se une a Huawei para implantação do 5G no Brasil
Gestão federal chegou a se estranhar com a empresa chinesa
Com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, a Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) apresentou nesta terça-feira, 1º, duas propostas para o desenvolvimento de 5G e inteligência artificial no Brasil —com o apoio do governo brasileiro e da gigante chinesa Huawei. As informações são do UOL.
Motivado por pressão dos Estados Unidos, o Brasil se estranhou com a Huawei na época das definições para o leilão do 5G. O temor era pela entrada de empresas da China na infraestrutura da nova geração de internet no país, acusando-as de fazer espionagem para o governo chinês.
"Do meu ponto de vista, esse negócio [polêmica com 5G] ficou para trás", disse ao UOL, Marcos Pontes, relembrando a presença da Huawei no Brasil há 24 anos.
O presidente executivo da Huawei no Brasil, Sun Baocheng, confirmou que a empresa já está fornecendo equipamentos para Vivo, Claro e Tim, empresas que arremataram no leilão os direitos para distribuir 5G em todo o país pelos próximos anos.
"Com o lançamento [dos documentos], a Huawei espera criar novas oportunidades de colaboração mais estreita com o governo brasileiro, instituições acadêmicas e indústrias", disse Baocheng no discurso de lançamento da iniciativa.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro