Grito dos Excluídos em MG cobra apoio do governo Lula | A TARDE
Atarde > Brasil

Grito dos Excluídos em MG cobra apoio do governo Lula

Publicado sexta-feira, 07 de setembro de 2007 às 13:43 h | Autor: Agencia Estado

Militantes de movimentos sociais, liderados pela Igreja Católica, participaram na manhã de hoje do 13º Grito dos Excluídos em Belo Horizonte. Como em todo País, o tema central da manifestação foi a campanha contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1997. Com o lema "Isto não Vale! Queremos participação no destino da Nação", os manifestantes recolheram assinaturas pela reestatização da mineradora e urnas foram disponibilizadas para a consulta popular.

Líderes do movimento cobraram apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à campanha. Para o representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Minas, Frei Gilvander, o presidente já demonstrou que é contra a reestatização da Vale. "É triste, porque é uma posição sob encomenda, para agradar a ideologia do mercado", disse. "O Lula tem que parar de trair os pobres".

Para o secretário de imprensa da Central Única dos Trabalhadores em Minas Gerais (CUT-MG), Shakespeare Martins, o plebiscito teria muito mais força se tivesse apoio do governo. "Teria de ser de cima para baixo. A gente sabe que não vai acontecer isso, mas é importante mostrar que não somos favoráveis a mais nenhuma privatização no País".

Embora o PT tenha dado apoio institucional ao plebiscito para anular a venda da Vale durante o seu 3º Congresso Nacional, representantes do partido praticamente ignoraram o Grito dos Excluídos na capital mineira. Entre os manifestantes, predominavam as bandeiras vermelhas do PSTU e da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Cerca de duas mil pessoas, segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, participaram do protesto. A Polícia Militar calculou que mil militantes foram às ruas. Os manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade, na região centro-sul, por volta das 8h. Após a concentração, caminharam até a Praça da Liberdade, no centro da capital.

Publicações relacionadas