Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Grito dos Excluídos em MG cobra apoio do governo Lula

Por Agencia Estado

07/09/2007 - 13:43 h

Militantes de movimentos sociais, liderados pela Igreja Católica, participaram na manhã de hoje do 13º Grito dos Excluídos em Belo Horizonte. Como em todo País, o tema central da manifestação foi a campanha contra a privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1997. Com o lema "Isto não Vale! Queremos participação no destino da Nação", os manifestantes recolheram assinaturas pela reestatização da mineradora e urnas foram disponibilizadas para a consulta popular.

Líderes do movimento cobraram apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à campanha. Para o representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT) em Minas, Frei Gilvander, o presidente já demonstrou que é contra a reestatização da Vale. "É triste, porque é uma posição sob encomenda, para agradar a ideologia do mercado", disse. "O Lula tem que parar de trair os pobres".

Para o secretário de imprensa da Central Única dos Trabalhadores em Minas Gerais (CUT-MG), Shakespeare Martins, o plebiscito teria muito mais força se tivesse apoio do governo. "Teria de ser de cima para baixo. A gente sabe que não vai acontecer isso, mas é importante mostrar que não somos favoráveis a mais nenhuma privatização no País".

Embora o PT tenha dado apoio institucional ao plebiscito para anular a venda da Vale durante o seu 3º Congresso Nacional, representantes do partido praticamente ignoraram o Grito dos Excluídos na capital mineira. Entre os manifestantes, predominavam as bandeiras vermelhas do PSTU e da Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas).

Cerca de duas mil pessoas, segundo a Arquidiocese de Belo Horizonte, participaram do protesto. A Polícia Militar calculou que mil militantes foram às ruas. Os manifestantes se reuniram na Praça da Liberdade, na região centro-sul, por volta das 8h. Após a concentração, caminharam até a Praça da Liberdade, no centro da capital.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Objeto luminoso corta céu de cidades brasileiras e chama atenção

Play

Vídeo: taxista perde visão após acidente causado por tampa de bueiro

Play

Motel sob quatro rodas: casal é flagrado fazendo sexo e vídeo viraliza

Play

“Presente de dia das mães?” Diz mãe a filho preso por assalto a ônibus

x