Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Harmonia não é apatia entre os Poderes, diz Alexandre de Moraes

Por Agência Brasil

29/06/2020 - 18:39 h
A declaração foi dada durante uma videoconferência | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
A declaração foi dada durante uma videoconferência | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil -

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira, 29, ser natural algum grau de tensão na relação entre o Judiciário e os demais Poderes, uma vez que, a seu ver, a harmonia prevista na Constituição não pode ser confundida com apatia.

“Quando o Judiciário chega ao mesmo patamar dos outros Poderes, alguns não aceitam e querem entender que harmonia é apatia. Harmonia também é tensão, acaba sendo tensão, entre os Poderes, porque cada um tem que cumprir suas competências constitucionais”, disse o ministro.

A declaração foi dada durante uma videoconferência organizada pelo portal jurídico Jota sobre o legado do decano do Supremo, ministro Celso de Mello, que deve se aposentar em novembro após completar 75 anos, idade limite para o exercício do cargo.

Moraes havia sido questionado se algumas decisões recentes do Supremo, incluindo no inquérito relatado pelo decano sobre a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal (PF), não estariam contribuindo para acirrar os ânimos entre os Poderes.

Em resposta, Moraes fez também um apanhado histórico para concluir que, no século XXI, o Judiciário tem se afirmado como “um Poder da mesma dignidade dos demais”. Na investigação sobre a PF, o ministro disse que o decano tem adotado “o posicionamento que não é nem mais nem menos do que ele faz em todos os outros inquéritos dele”.

Uma das decisões que causou atrito com o Executivo neste ano foi proferida por Moraes em abril, quando o ministro suspendeu a nomeação do delegado Alexandre Ramagem como diretor-geral da PF.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
A declaração foi dada durante uma videoconferência | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Vídeo: onça que matou caseiro é capturada no Pantanal

A declaração foi dada durante uma videoconferência | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Banco digital anuncia maior rendimento e revela Anitta como embaixadora

A declaração foi dada durante uma videoconferência | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Homem é flagrado se masturbando de calcinha rosa em quiosque

A declaração foi dada durante uma videoconferência | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasil
Play

Sangue em novo vídeo de João Neto gera polêmica e defesa se pronuncia

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA