MEIO AMBIENTE
Ibama descobre ação de empresa de agrotóxicos para enganar fiscais
Funcionários da empresa escondiam insumo altamente poluente antes de vistoria
Por Da Redação
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) descobriu uma ação da multinacional de agrotóxicos Syngenta que tinha como finalidade ludibriar os fiscais do órgão durante a vistoria. A finalidade dos funcionários da empresa era esconder insumos altamente poluentes, que são proibidos. As informações são do UOL.
Para passar pela vistoria sem serem penalizados, os funcionários da Syngenta escreviam bilhetes com orientações de como esconder os insumos, o que foi descoberto pelos fiscais do Ibama.
O insumo que era escondido pelos funcionários e foi descoberto pelos agentes foi o bronopol, também conhecido como bromo. Segundo o Ibama, o componente é "muito tóxico para a vida aquática; perigoso se engolido; perigoso em contato com a pele; causa sérios danos oculares; causa irritação de pele; e pode causar irritação respiratória".
Uma multa de R$ 1,3 bilhão seria aplicada à Syngenta, mas foi anulada por uma juíza de São Paulo. Um acordo entre Syngenta e o Ibama foi feito, no valor de R$ 4,5 milhões, para encerrar o processo administrativo.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes