VÍDEO
Jornalista é abordado por PMs por 'semelhança' com foragido negro
Situação aconteceu em frente a uma barbearia no bairro Consolação, em São Paulo
O jornalista Diego Sarza foi abordado por policiais na tarde desta terça-feira, 28, sob a justificativa de que ele apresentava "características físicas semelhantes" às de um homem negro foragido. Ele afirma que foi abordado ao desembarcar de um carro de aplicativo em frente ao barbeiro que frequenta, no bairro Consolação, em São Paulo.
Diego gravou a abordagem e publicou nas redes sociais No vídeo, é possível ouvir quando um dos policiais diz que procurava “pessoa negra, cabelo cortado, pessoa mais forte”.
“Poderia ser qualquer pessoa”, afirma Diego ao agente. O PM alega ter recebido a informação de que o procurado mora “ao lado do prédio” do jornalista.
Passados alguns minutos do início da abordagem, ele decidiu dizer que é jornalista. “Conheço o senhor agora. O senhor é repórter, né?”, responde o agente. Logo depois, o policial passa a chamá-lo pelo nome e ressalta que toda a abordagem está sendo gravada pelas câmeras corporais.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo afirmou que a abordagem de rotina seguiu os padrões da PM e ocorreu de maneira legal e legítima. O texto diz ainda que o objetivo da ação "foi garantir a segurança pública e realizar a averiguação de informações relevantes".
Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), afirmou que “a abordagem foi conduzida de acordo com os procedimentos operacionais padrão da PM, de maneira legal e legítima”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes