Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Laboratório retira xaropes para tosse do mercado

Por Agencia Estado

31/08/2007 - 16:27 h

A empresa farmacêutica Boehringer Ingelheim informou hoje que vai retirar do mercado os remédios Silomat e Silomat Plus, produzidos à base de Cloridrato de Clobutinol e utilizados em caso de tosse seca, sem catarro. Segundo a companhia, testes indicaram a possibilidade de a substância gerar arritmia cardíaca durante o período de utilização do medicamento. As vendas dos dois xaropes chegam a 2,5 milhões de unidades por ano no Brasil.

A empresa informa que a retirada, empreendida mundialmente, foi realizada de maneira voluntária, já que não teria sido registrada nenhuma ocorrência grave desde que o Silomat entrou no mercado mundial, em 1961. Segundo comunicado da Boehringer, o risco de arritmia cardíaca causado pelo Cloridrato de Clobutinol é pequeno e desaparece após a suspensão do uso. No Brasil, há outros remédios, principalmente genéricos, que contêm o Cloridrato de Clobutinol.

Ainda segundo a empresa, desde que os produtos estão no mercado, houve dois relatos de casos de arritmia que talvez tivessem relação com o xarope. Nenhum deles ocorreu no Brasil e datam de mais de três anos atrás. Os testes com os produtos ocorrem na Alemanha e ainda não foram finalizados. A retirada foi decidia após resultados preliminares, que indicaram o possível risco. A Boehringer diz ter comunicado a Anvisa ontem, após ser informada do recall pela matriz da companhia. No mundo, 200 milhões de pessoas já usaram os remédios.

No momento, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Boehringer estão trabalhando em uma estratégia de comunicação para informar o fato à população. Ainda não foi definido o modo como as pessoas que compraram os medicamentos poderão devolvê-los. O certo, segundo a companhia, é que todos os consumidores serão reembolsados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 0800 7024170.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Cantor gospel é baleado por policial dentro de ônibus; veja vídeo

Play

Apresentadora da Globo é hostilizada em loja: "Jornalixo"; veja vídeo

Play

Líderes do BDM da Bahia são capturados em São Paulo durante operação

Play

Vídeo: Estudante é agredida e ameaçada de morte por estar sem sutiã

x