BRASIL
Litoral paraibano tem beleza de sobra e ainda mantém um quê de inexplorado
Por Bernardo de Menezes, do A Tarde
Não é de hoje que eles são dois dos atrativos mais admirados por moradores de João Pessoa nos fins de semana e feriados. E costumam ser uma grata surpresa para inúmeros turistas mais habituados a ouvir falar de estados como o Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte, sem fazer ideia dos encantos do litoral paraibano. Estamos falando da Praia do Jacaré, onde o pôr-do-sol é embalado pelo Bolero, de Ravel, e da Ilha de Areia Vermelha, ambos no município de Cabedelo (ao norte da capital, na região metropolitana de João Pessoa).
O pôr-do-sol na Praia do Jacaré (brindado com os acordes de violino e saxofone) é fluvial, pois acontece à margem do Rio Paraíba, que separa Cabedelo da cidade de Lucena. Não é à toa que na praia do "mais belo pôr-do-sol da Paraíba“ a grande maioria dos bares é voltada para o poente. Na alta estação, as melhores mesas são bem disputadas pelos turistas.
Numa boa
Já os encantos de Areia Vermelha ficam por conta da rica formação de corais, que só aparecem durante a maré baixa (numa média entre 20 e 25 dias por mês). O atrativo fica em frente à Praia do Poço, a 2 km da costa, na altura da Praia de Camboinha, percorridos em pouco mais de cinco minutos de barco. Quem é da região, tradicionalmente aproveita para montar barracas na areia e ali passar o dia inteiro à vontade, comendo os mais variados pescados, quebrando caranguejo, bebendo cerveja, água, refrigerante e caipirinha. Nada mal.
O Estado da Paraíba tem apenas 138 km de litoral. Uma extensão curta em comparação com o litoral baiano, mas de grande riqueza paisagística. Suas atrações vão da praia fluvial ao nudismo, ou naturismo (para usar um termo politicamente mais correto). Após a Ponta do Seixas (o extremo oriental da América, 13 km ao sul de João Pessoa), há uma sequência maravilhosa de praias na direção sul.
Naturismo
A Praia de Tambaba provavelmente é a mais famosa delas por ser a primeira do Nordeste no estilo naturista. É dividida em duas áreas por um matagal que dá acesso a um segundo trecho, destinado ao naturismo, através de uma escada de madeira. Como boa representante do gênero, Tambaba tem suas regras claras: homens desacompanhados de mulheres não entram. O mesmo se aplica a pessoas vestidas e a "forasteiros" que portam filmadoras ou câmeras fotográficas. Fotos são permitidas somente entre integrantes dos grupos e, mesmo assim, mediante consentimento prévio.
Quem prefere uma praia mais no estilo “turístico-familiar”, onde o nudismo é opcional, deve frequentar o primeiro trecho de Tambaba. Reconhecida pela Federação Brasileira de Naturismo, Tambaba está localizada 40 km ao sul de João Pessoa, no município do Conde.
Piscinas naturais e falésias de até 20 m de altura são dois de seus grandes apelos. A melhor época para visitar a praia é entre outubro e maio, quando a temperatura é mais alta e o mar adquire uma tonalidade mais bonita. Nos meses de inverno, a chuva dificulta um pouco o acesso a Tambaba, já que os 9 km que ligam o local a Jacumã são de areia batida e o trânsito na estrada fica mais difícil.
Se você preferir o (des)conforto de um traje de banho, pode optar pela Praia do Coqueirinho, que fica mais perto de Jacumã, mas também tem acesso por estrada de barro. Contudo, vale lembrar que é igualmente paradisíaca, com belíssimas falésias, formações rochosas e, claro, muitos coqueiros, que justificam seu nome. Ao norte de João Pessoa, pelo menos até a região de Cabedelo, as praias são, em geral, mais urbanizadas, havendo exceções como a Praia do Jacaré, por exemplo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes