CAPITAL POLÍTICO
Lula deve se reunir com chefes de 6 países ainda no 1º semestre
Lula deve visitar pelo menos 3 países nos próximos meses
Por Da Redação
Com o objetivo de recuperar capital político brasileiro no prisma internacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se encontrar com pelo menos seis chefes de governo e de Estado até o fim do primeiro semestre. Em vista as visitas podem ser para os seguintes: Emmanuel Macron (França); Joe Biden (Estados Unidos); Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal); Olaf Scholz (Alemanha); Pedro Sánchez (Espanha); eXi Jinping (China).
O chefe do Executivo federal esteve na Argentina e no Uruguai, na última semana, onde encontrou três presidentes – Miguel Díaz-Canel (Cuba), Alberto Fernandez (Argentina) e Luis Alberto Lacalle Pou (Uruguai).
O que se espera é pelo menos três dos seis chefes de governo com os quais Lula ainda vai se reunir venham ao Brasil a partir da próxima semana. Já na segunda-feira, 30, o presidente vai receber, no Palácio do Planalto, o primeiro-ministro e chanceler alemão, Olaf Scholz.
Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Espanha, Pedro Sánchez, também são esperados para no Brasil a convite de Lula. A vinda de Sánchez ainda está sendo negociada, porém a de Macron está quase fechada.
Lula e Macron conversaram por telefone na última semana e o que ficou acertado é que o francês acharia espaço na agenda para visitar o Brasil em duas oportunidades.
Na primeira quinzena de fevereiro, Lula embarca para os Estados Unidos, onde se vai se reunir com o presidente norte-americano, Joe Biden, o que sela o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde que Lula tomou posse, em janeiro. Lula e Biden já haviam conversado por telefone, após os atos antidemocráticos do último dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Na ocasião, o mandatário norte-americano condenou os ataques às instituições democráticas e prestou solidariedade ao Brasil.
O Ministério das Relações Exteriores ainda busca uma data para que Lula visite a China, em março. Em abril, Lula deve se reunir com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo. Por lá, Lula vai acompanhar a entrega do prêmio Camões para Chico Buarque, em cerimônia adiada por Bolsonaro.
Existe uma expectativa de que Lula participe da cúpula do G-7, prevista para ocorrer entre junho e julho, caso o Brasil volte a ser convidado para o evento. No segundo semestre, Lula é esperado na cúpula do G-20, que vai ser realizada na Índia.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes