Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Lula diz que vigilância contra doença deu certo e vai continuar

Agencia Estado

Por Agencia Estado

08/05/2009 - 10:42 h | Atualizada em 08/05/2009 - 11:19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje que o governo vai continuar com a “vigilância que deu certo” nos aeroportos internacionais para evitar a propagação do vírus Influenza A (H1N1), da chamada gripe suína.

“O governo continua nos aeroportos, cumprindo determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Vamos continuar com a vigilância que deu certo”, disse o presidente, em entrevista coletiva na base Aérea de Brasília, antes de embarcar para Mato Grosso do Sul com o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, onde fará viagem inaugural do trem do Pantanal.

Lula afirmou que conversou ontem e hoje pela manhã com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que confirmou os quatro casos da doença no País: dois em São Paulo, um em Belo Horizonte e outro no Rio de Janeiro. Três desses pacientes já teriam sido liberados e apenas um, do Rio de Janeiro, ainda está internado. O presidente disse que Temporão lhe afirmou que não houve circulação do vírus, o que mostrou que a atuação do Ministério da Saúde tem sido “exitosa”.

Temporão disse que os pacientes com a doença estão sendo orientados, tratados e isolados. “Colocamos em ação um plano como em 2003 com a gripe aviária, então foi feito um trabalho de estruturação: 19 centros de vigilâncias, preparamos 52 hospitais para poder isolar os eventuais casos. O cidadão comum tem que confirmar que tudo está sendo feito para a segurança dele", disse o ministro em entrevista para uma emissora de televisão.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O ministro estima que 12.500 pessoas possam ser tratadas com medicamento no país e que há matéria-prima para produzir tratamento para outras 9 milhões. Apesar do controle, Temporão revela uma preocupação. “Os cientistas não sabem dizer o que vai acontecer com essa doença. É um vírus novo. Os casos confirmados não parecem ser muito graves, mas ninguém sabe como o vírus vai se comportar. Uma segunda onda pode acontecer daqui a algum tempo como foi no caso da gripe espanhola”.

Ele não aconselha o uso da máscara, nem automedicação. “A pior coisa que pode ser feita agora é comprar um antigrupal comum”, diz Temporão. Ele também recomenda que as pessoas evitem viajar para os países com casos confirmados da gripe A, como EUA e México.

Temporão falou que há 15 casos suspeitos da doença no Brasil e que o resultado dos exames para confirmar ou não o diagnóstico deve ser divulgado ainda nesta sexta.

A população pode tirar dúvidas sobre a doença no telefone 0800-61-1997.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Play

“Pegada suicida”: entenda o erro que causou a morte de homem atingido por supino

Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

x