Lula participa do Fórum Empresarial Portugal-Brasil nesta segunda | A TARDE
Atarde > Brasil

Lula participa do Fórum Empresarial Portugal-Brasil nesta segunda

Presidente frisou que tem grandes expectativas para reunião do setor produtivo dos dois países

Publicado domingo, 23 de abril de 2023 às 12:16 h | Atualizado em 23/04/2023, 13:34 | Autor: Da Redação
Evento tem início a partir das 10h (horário local) em Matosinhos, na região do Porto
Evento tem início a partir das 10h (horário local) em Matosinhos, na região do Porto -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta segunda-feira, 24, do Fórum Empresarial Portugal-Brasil: Parcerias para a Inovação. O evento tem início a partir das 10h (horário local) em Matosinhos, na região do Porto, em Portugal.

Lula vai ser recebido pelo primeiro-ministro português, António Costa. Também vão estar presentes a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, e o presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. As atividades vão reunir pelo menos 200 empresários, metade deles de cada um dos países, que vão estar reunidos em seminário empresarial, rodadas de networking e visitas técnicas.

Neste sábado, 22, após se reunir com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo, em Lisboa, Lula ressaltou a importância que uma maior aproximação entre empresários brasileiros e portugueses têm para o fortalecimento das relações comerciais das duas nações.

Realizado no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), o Fórum vai ter a participação da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), co organizadora do evento e vai haver ainda a assinatura de um Memorando de Entendimento entre a Apex e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O seminário, composto por quatro painéis ligados a esses campos, vai abordar as possibilidades de atração de investimentos bilaterais e debater os potenciais a serem explorados pelos dois países. Os cerca de 200 empresários vão integrar rodadas de networking em uma programação que ainda vai ter visitas técnicas a centros de desenvolvimento tecnológico e a uma empresa do país anfitrião ligada à área de mobilidade para cidades inteligentes.

No Fórum, representantes da Embraer apresentarão algumas de suas inovações urbanas, como o projeto do veículo voador, além do compromisso da empresa com a descarbonização e a transição energética e a promoção de temas como a mobilidade urbana e regional.

Na área da saúde, o Fórum vai ter a participação da Fiocruz, que teve a cooperação estreitada com instituições portuguesas durante a pandemia e assinou novos acordos de cooperação neste sábado, durante a Cimeira Brasil – Portugal, que resultou num total de 13 instrumentos de cooperação.

Publicações relacionadas