Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

NORDESTE

Maceió decreta emergência por mina da Braskem que pode colapsar

Defesa Civil alerta que colapso de mina pode acontecer a qualquer momento

Por Da Redação

01/12/2023 - 10:03 h
Bairro inteiro precisou ser desocupado nos últimos anos
Bairro inteiro precisou ser desocupado nos últimos anos -

A Prefeitura de Maceió decretou situação de emergência por risco iminimente de colapso de uma mina da petroquímica Braskem na Lagoa Mundaú, no bairro do Mutange. O desastre pode ocasionar a formação de grandes crateras na região. A área foi desocupada na quinta-feira, 30, e a Defesa Civil municipal recomendou que embarcações e a população evitem transitar no local até nova atualização.

A Defesa Civil de Maceió emitiu um alerta máximo devido ao risco iminente de colapso da mina da Braskem. Foram cinco tremores de terra somente no mês de novembro. O desabamento da mina, que pode acontecer a qualquer momento, pode ocasionar a formação de grandes crateras na região, além de provocar um efeito cascata em outras minas.

“Não sabemos a intensidade, mas é certo que grande parte da cidade irá sentir. Se houver uma ruptura nessa região podemos ter vários serviços afetados, a exemplo do abastecimento de água de parte da cidade e também o fornecimento de energia e de gás. Com certeza, toda a capital irá sentir os tremores se acontecer essa ruptura dessas cavernas em cadeia”, afirmou o coordenador-geral da Defesa Civil do Estado, coronel Moisés Melo.

Informações mais recentes são de que a mina de sal-gema da Braskem, prevista para colapsar a qualquer momento ainda nesta sexta no bairro do Mutange, afundou 1 metro e 6 centímetros do solo nas últimas 48 horas. "Ainda não aconteceu como foi previsto, mas podemos confirmar por enquanto a mina continua se movimentando de forma rápida e é só questão de tempo", disse o tenente-coronel Moisés Melo ao UOL.

Equipes da Defesa Civil Nacional e do Sistema Geológico Brasileiro estão no estado para acompanhar a situação. O governador de Alagoas, Paulo Dantas, pediu uma audiência com a presidência da república para tratar sobre o assunto.

Em nota, a Braskem informou que a situação vem se intensificando e que estão sendo tomadas todas as medidas cabíveis para a diminuição do impacto. A empresa reforçou ainda que segue acompanhando e compartilhando os dados de monitoramento em tempo real com as autoridades competentes.

As minas da empresa em Maceió são cavernas abertas para a extração de sal-gema. Desde 2019, elas estavam fechadas desde, quando o Serviço Geológico Brasileiro confirmou que a atividade provocou o afundamento do solo na região.

Desde então, mais de 14 mil imóveis precisaram ser desocupados na região, afetando cerca de 55 mil pessoas e transformando áreas antes habitadas em bairros fantasmas. A Justiça Federal determinou a retirada de pouco mais de 20 famílias que ainda vivem nas áreas de risco nos bairros do Bom Parto.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

braskem defesa civil Desastre Ambiental. maceió Mutange

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bairro inteiro precisou ser desocupado nos últimos anos
Play

Homem tenta levar tartaruga marinha viva da praia e é impedido pela PM

Bairro inteiro precisou ser desocupado nos últimos anos
Play

Argentino usa aparelho para silenciar caixa de som em praia no Brasil; veja

Bairro inteiro precisou ser desocupado nos últimos anos
Play

Vídeo mostra criança sendo resgatada após acidente com avião em Ubatuba

Bairro inteiro precisou ser desocupado nos últimos anos
Play

Vídeo: adolescente morre ao ser atingido por bola no peito em campeonato

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA