Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PESQUISA

Metade dos brasileiros conhece uma mulher que já foi agredida

Apesar disso, relatório do Ipec ainda aponta que 94% dos homens dizem nunca ter agredido

Por Da Redação

17/11/2022 - 8:55 h
Na foto: Violencia contra a mulher
Na foto: Violencia contra a mulher -

No Brasil, metade das pessoas alegam conhecer uma mulher já sofreu algum tipo de agressão por parte do atual ou do antigo companheiro. No entanto, 94% dos homens dizem nunca ter agredido, ou seja, apenas 6% admitiram já terem cometido violência doméstica.

Os dados são de uma pesquisa realizada em outubro deste ano pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), em parceria com o Instituto Patrícia Galvão e o Instituto Beja. A pesquisa foi divulgada pelo g1 nesta quinta-feira, 17.

O relatório também questionou aos brasileiros os conselhos oferecidos para as vitímas das agressões. Lideraram o pedido de denúncia das agressões à polícia (53%) e terminar o relacionamento (48%).

Por outro lado, uma minoria recomenda que as vítimas mantenham a relação. Os conselhos desse tipo são: procurarem a igreja (8%), mudarem de comportamento para que o parceiro não fique irritado (7%) e reconsiderarem e fazerem as pazes (6%).

Além disso, apenas um em cada quatro homens conversa com o agressor depois de ficar sabendo sobre um caso de violência doméstica. Já entre mulheres, apenas uma em dez toma tal atitude.

O Ipec também entrevistou 800 mulheres e 36% afirmaram já ter sofrido algum tipo de violência doméstica. Destas, 27% relataram sofrer violência psicológica, como ameças, xingamentos e chantagens. As outras formas de violência mencionadas foram: física (17%), moral (13%), sexual (10%) e patrimonial (7%).

Das mulheres que admitiram terem sido vítimas de algum tipo de violência, mais da metade (55%) reagiu às agressões colocando um fim no relacionamento. No entanto, somente uma em cada cinco denunciou o parceiro às autoridades policiais e/ou contou para um amigo ou familiar. A pesquisa ainda mostra que 8% das mulheres agredidas não fizeram nada.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Na foto: Violencia contra a mulher
Play

Vídeo: ataque de pitbull faz crianças subirem em teto de carro

Na foto: Violencia contra a mulher
Play

Cliente pede pastel de frango e recebe salgado com baratas; veja vídeo

Na foto: Violencia contra a mulher
Play

Vídeo: Explosão de carro mata idoso e deixa frentista ferido

Na foto: Violencia contra a mulher
Play

Objeto luminoso corta céu de cidades brasileiras e chama atenção

x