Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CORRIDA ELEITORAL

Ministros de Bolsonaro tentam acelerar futuro político

Apenas seis semanas separam o clã do presidente ao fim do exercício nos ministérios

Por Da Redação

20/03/2022 - 11:26 h | Atualizada em 20/03/2022 - 11:54
João Roma pretende concorrer ao governo da Bahia
João Roma pretende concorrer ao governo da Bahia -

O prazo para os ministros de Bolsonaro deixarem o governo é curto e apenas duas semanas separam o clã do presidente ao fim do exercício no cargo. Pelo menos três ministros estão com o futuro eleitoral incerto no primeiro escalão do governo. As informações são da Folha de S.Paulo.

João Roma (Cidadania) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) ainda não decidiram se vão sair do governo e por qual partido disputariam as cobiçadas eleições.

Embora seja considerado nos bastidores como o que tem maior potencial de ser candidato, Braga Netto (Defesa) ainda não definiu a futura legenda. O governo aposta que o militar componha a chapa do presidente Jair Bolsonaro (PL) como vice.

No PP, dirigentes também dizem que a prioridade era tentar filiar o presidente. Ser vice é mais um projeto pessoal do que partidário. O cenário mais previsto é que Braga Netto vá para o PL, embora não tenha tido qualquer conversa com o partido sobre filiação.

Damares Alves tem oscilado nos últimos meses sobre uma possível candidatura. Inicialmente, descartava a possibilidade, porém começou a cogitar se lançar ao Senado, embora tenha tido que poderia ser candidata por seis estados, até admitir que estava mais próxima do Amapá.

Complicado mesmo é o cenário do ministro João Roma. Pré-candidato ao governo da Bahia, Roma enfrenta dificuldade de construir palanque. O primeiro impecilho é o próprio partido, Republicanos, que resiste em garantir-lhe a legenda.

movimento do PP de deixar o governo de Rui Costa (PT) para apoiar a campanha de ACM Neto (União Brasil) enfraqueceu o apoio a Roma, iá que João Leão (PP) vai ser o candidato a senador na chapa do ex-dirigente do DEM. Ainda assim, o ministro tem dito a aliados que a tendência é deixar a pasta para concorrer ao Palácio de Ondina. Uma ala de aliados de Bolsonaro quer que o ministro dispute a eleição para dar palanque ao presidente na Bahia.

Caso isto ocorra, Roma deverá se filiar ao PL. Embora integrantes do partido reconheçam que ele vai ter uma campanha esvaziada. Caso o desejo não se concretize, Roma deve continuar no cargo até o fim do governo. A esposa, Roberta Roma, é candidata a deputada federal.

Caso Roma, Damares e Braga Netto decidam concorrer a cargos públicos, a lista de ministros-candidatos vai saltar para nove.

A legislação eleitoral determina que ministros que desejam disputar eleições devem deixar os postos seis meses antes do pleito, que vai ser realizado no primeiro fim de semana de outubro. O prazo da desincompatibilização é 2 de abril.

Dos 23 ministros, seis têm candidaturas certas. Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) vão concorrer aos governos estaduais do Rio Grande do Sul e de São Paulo, respectivamente.

Já Flávia Arruda (Secretaria de Governo), Tereza Cristina (Agricultura) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) disputarão vaga de senador pelo Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte, respectivamente. Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) vai sair para deputado federal por São Paulo.

Para a sucessão dos ministros, Bolsonaro tem dado prioridade a quadros que já atuam no governo. Até o momento, é dada como certa a promoção de dois secretários-executivos: Marcelo Sampaio e Marcos Montes, da Infraestrutura e da Agricultura, respectivamente. O presidente do INSS é cotado também para assumir a vaga deixada por Onyx Lorenzoni no Trabalho.

No caso de Braga Netto assumir a vice, como tudo indica, disputam o Ministério da Defesa o atual Comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e o ministro da Secretaria Geral, Luiz Eduardo Ramos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bolsonaro eleições 2022 futuro político incerteza ministros

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
João Roma pretende concorrer ao governo da Bahia
Play

Argentino usa aparelho para silenciar caixa de som em praia no Brasil; veja

João Roma pretende concorrer ao governo da Bahia
Play

Vídeo mostra criança sendo resgatada após acidente com avião em Ubatuba

João Roma pretende concorrer ao governo da Bahia
Play

Vídeo: adolescente morre ao ser atingido por bola no peito em campeonato

João Roma pretende concorrer ao governo da Bahia
Play

Netos enterram avó com as próprias mãos: 'Tristeza, raiva e revolta'

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA