EM DEPOIMENTO
Monark alega ter 'conhecimento superficial' sobre nazismo
Aos policiais, ele justificou as declarações dizendo que possui apenas o "ensino médio"
Em depoimento à Polícia Civil nesta quarta-feira, 10, o youtuber Bruno Aib, conhecido como Monark, afirmou que “tem conhecimento superficial” sobre o nazismo. Monark não citou, porém, que estava bêbado quando deu a declaração – argumento usado por ele ao pedir desculpas na ocasião. A informação é da TV Globo.
Monark é investigado criminalmente por suspeita de ter infringido o artigo 20 da lei 7.716, de janeiro de 1898, que pune com “reclusão de uma a três anos e multa” quem “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.”
“Eu acho que tinha que ter o partido nazista reconhecido pela lei”, disse o youtuber à época.
Aos policiais, ele justificou as declarações dizendo que possui apenas o "ensino médio" e que "tem um conhecimento superficial a respeito do nazismo".
"O declarante trabalhava como entrevistador, sendo que não tem formação acadêmica, possuindo o ensino médio completo; Que esclarece o declarante que tem conhecimento superficial a respeito do nazismo, tendo o entendimento que foi um acontecimento horrível e reprovável; Que afirma o declarante que não tem qualquer preconceito de raça, etnia, religião ou procedência", informa trecho do depoimento que Monark deu aos policiais na delegacia e obtido pela TV Globo.
Monark e os responsáveis pelo Flow Podcast, canal de entrevistas na internet, são investigados por apologia do nazismo e discriminação contra judeus.
O Ministério Público (MP) acompanha de fora a investigação policial e apura o caso nas esferas criminal e cível.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes