PARANÁ
MP investiga desfile com crianças negras vestidas como escravas
No evento, as crianças usavam trapos e correntes de papel nos tornozelos
O Ministério Público vai investigar um desfile cívico em que crianças negras foram vestidas com trapos e correntes de papel nos tornozelos em referência ao período escravocrata do Brasil. O evento ocorreu no último domingo, 18, em Piraí do Sul, no Paraná.
A Procuradoria do Paraná se manifestou sobre o episódio e afirmou que a cidade, localizada nos Campos Gerais do estado, deverá prestar esclarecimentos sobre o caso. A investigação ocorre em sigilo por envolver pessoas menores de idade.
O desfile cívico fez parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Em nota, a prefeitura do município disse que o objetivo do desfile era “resgatar valores como civismo e desenvolver o sentimento de pertença em toda a população piraiense”. De acordo com o texto, a prefeitura destacou que a escola municipal responsável pela caracterização “possui autonomia de manifestação”, conforme informações do Estado de S. Paulo.
Ainda segundo a publicação, a prefeitura afirmou que o evento "não se caracterizou como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro