HOMENAGEM AO PRESIDENTE
Nova espécie de peixe recebe nome de Lula
Peixe foi descoberto na bacia do rio Trairi, no Rio Grande do Norte
Por Da Redação

Uma nova espécie de peixe foi descoberta na bacia do rio Trairi, no Rio Grande do Norte, e recebeu o nome de Hypsolebias lulai, em referência ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O animal foi descrito por cientistas do Instituto Peixes da Caatinga, das universidades federais da Paraíba (UFPB) e do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade de Taubaté em um artigo publicado nesta sexta-feira (20), na revista Neotropical Ichthyology.
Essa nova espécie de peixe pertence a um dos grupos mais ameaçados do Brasil. Chamado de “peixe das nuvens”, ele surge em poças ou lagoas temporárias formadas após a chuva, que é quando os seus ovos enterrados eclodem e sua população se restabelece.
Como os seus parentes, o Hypsolebias lulai tem um ciclo de vida rápido de três meses para crescimento e reprodução antes da poça ou lagoa temporária secar e toda a população de peixes morrer. Lulai mede cerca de 5 centímetros, apresenta um número maior de raios na nadadeira dorsal e de listras no corpo e coloração azul metálica, diferente dos parentes.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes