BRASIL
Ocupações do MST em PE chegam a 28 em três dias

Por Agencia Estado
Com o anúncio de pelo menos mais duas ocupações de terra em Pernambuco pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) - uma na noite de ontem e outra na manhã de hoje, que se somam às oito invasões já noticiadas hoje -, chega a 28 o total de áreas ocupadas desde sábado, dentro da Jornada Nacional pela Reforma Agrária. A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) confirma três delas - nos municípios de Petrolina e Lagoa Grande, ambos no sertão, e em Timbaúba, na zona da mata. A PM não nega a ocorrência de outras ocupações, mas disse não ter informações sobre elas.
De acordo com o MST, cinco mil trabalhadores sem-terra estão mobilizados em todo o Estado e mais ocupações devem ocorrer até quinta-feira, aniversário do Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, quando 19 trabalhadores foram mortos por policiais militares em 1996. As novas ocupações aconteceram nos municípios de São Joaquim do Monte (na noite de ontem), São José do Belmonte, Ibimirim, São José do Egito, Lagoa Grande, Paranatama, Petrolândia, Catende (duas fazendas ocupadas) e Jaboatão dos Guararapes.
O MST assegura que todas as áreas ocupadas estão improdutivas. Foi registrado conflito na fazenda Passarinho, em Lagoa Grande, a 713 quilômetros do Recife. Ali, segundo o movimento, homens armados ameaçaram os trabalhadores sem-terra. O fato foi denunciado ao governo estadual, Ministério Público e Ouvidoria Agrária Nacional.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



