VIOLÊNCIA POLICIAL
ONU pede investigação sobre morte de Genivaldo, após ação da PRF
Caso aconteceu na quarta-feira, em Sergipe; Genivaldo foi colocado em porta-malas de viatura
Por Da Redação
O escritório de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para a América do Sul emitiu comunicado em seu site em que cobra das autoridades brasileiras uma investigação sobre a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, que foi colocado em um porta-malas de viatura após ação da Polícia Rodoviária Federal em Umbaúba, interior de Sergipe.
A investigação, para a ONU, deve ser “célere e completa”. O caso aconteceu na última quarta-feira, 25, quando os agentes usaram spray de pimenta e gás lacrimogêneo dentro da viatura em que Genivaldo estava. O laudo do IML apontou que a causa da morte foi asfixia.
Genivaldo foi abordado porque não usava capacete enquanto pilotava a motocicleta e o sobrinho disse que avisou aos policiais que o tio fazia tratamento para esquizofrenia.
Outra organização que se pronunciou sobre o caso foi a Secretaria de Combate ao Racismo do PT na Bahia, através do titular da pasta, Ademario Costa.
“Vivemos um holocausto da população negra no Brasil. Quem mais precisa de justiça e reparação são os mais violentados em seus direitos e assassinados por quem os deveria proteger. Não podemos mais aceitar uma chacina como a do Rio, a da Gamboa de Baixo, em Salvador, a morte de Genivaldo. Precisamos garantir vida aos jovens negros no Brasil”, disse.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes