BRASIL
Padre Fábio de Melo vira alvo de denúncia no Vaticano; entenda motivo
Confusão iniciada por reclamação sobre preço de doce de leite atinge agora instâncias do Vaticano

Por Luan Julião

A crise envolvendo o padre Fábio de Melo e um gerente de cafeteria em Joinville (SC) ganhou novos contornos depois que um bispo de Santa Catarina decidiu denunciar o caso ao Vaticano. A queixa foi enviada à Congregação para a Doutrina da Fé, setor responsável por analisar condutas de religiosos desde o século 16.
Para o bispo que formalizou a denúncia, a postura do padre no episódio teria contradito preceitos da Igreja Católica e representado um afastamento dos valores cristãos.
A denúncia surgiu após a repercussão da reclamação feita pelo padre em suas redes sociais, no início de maio, contra a atitude de um funcionário da cafeteria Havanna. O religioso relatou ter sido cobrado por um valor superior ao indicado em um pote de doce de leite. Ao questionar o erro, teria ouvido: “Se quiser levar, o preço é este.” A publicação viralizou e provocou forte mobilização nas redes, culminando na demissão do gerente Jair Aguiar.
Leia Também:
O caso, inicialmente tratado apenas como uma discussão de atendimento ao cliente, rapidamente extrapolou a esfera comercial. A atitude do padre foi vista pelo bispo como incompatível com o comportamento esperado de um líder religioso, motivando o envio do relato ao Vaticano para análise formal.
Enquanto isso, repercussões locais também se intensificaram. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Turismo, Hospitalidade e de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville, Jair Aguiar entrou com um processo contra o padre após perder o emprego em decorrência das críticas públicas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



