EM PORTUGAL
Pedro Cardoso diz que foi 'escorraçado' de consulado brasileiro
Ator divulgou denuncia em redes sociais e conta que foi alvo de autoritarismo e tentativa de humilhação
Por Da Redação
O ator Pedro Cardoso vive em Portugal e utilizou as redes sociais para denunciar, nesta quinta-feira, 11, que foi expulso do consulado brasileiro em Lisboa. Ainda segundo ele, houve tentativa de constrangimento e humilhação por parte de um homem que se apresentou como vice-cônsul.
Cardoso conta que compareceu à unidade consular para tentar esclarecer dúvidas sobre a renovação do passaporte brasileiro de sua esposa e filha. Ele diz que vinha tentando regularizar a situação há três semanas, daí decidiu realizar o agendamento para ser atendido através do site oficial.
"Ele [o suposto vice-cônsul] perguntou qual era meu problema, expliquei, falei que queria resolver e também fazer uma queixa do serviço consular. Me convidou pra entrar. Me levou diante da sala onde as pessoas ficam esperando e começou a perguntar para as pessoas que estavam na ali se alguma delas estava se sentido desrespeitada, tentando me constranger e criar uma espécie de interrogatório contrário à minha demanda, ao que respondi que eu não ia me submeter àquele constrangimento", relata Pedro Cardoso.
Pedro continuou o depoimento e revelou que foi expulso do local pelo vice-cônsul e acompanhado por um policial.
"Quando eu disse que não ia me submeter, ele falou para eu me retirar e colocou as mãos sobre mim, ao que eu disse para ele que tirasse suas mãos de mim. Ele disse que não colocaria as mãos em mim, mas que a polícia colocaria. Então, um policial, sem nenhuma agressividade, encostou no meu ombro e pediu que eu saísse. Eu não resisti e saí. E não fui atendido. E o homem que se apresentou como vice-cônsul começou a me ofender, dizendo que não sou melhor que ninguém. Como se eu tivesse pedido alguma deferência por ser uma ator que foi conhecido da televisão, coisa que nunca fiz na minha vida. Estou aqui como qualquer brasileiro", prossegue.
Sem saber o que fazer para resolver seu problema, Pedro Cardoso, após ser expulso do consulado, foi até a Embaixada do Brasil em Lisboa, onde foi atendido por um funcionário e orientado a enviar um e-mail à ouvidoria consular.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes