Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Penas para crimes contra criança e adolescente ficam mais rigorosas

Lei que amplia punições foi publicada nesta segunda no Diário Oficial

Agência Brasil

Por Agência Brasil

15/01/2024 - 9:56 h
Legislação brasileira deixa penas para crimes contra criança e adolescente mais rigorosas
Legislação brasileira deixa penas para crimes contra criança e adolescente mais rigorosas -

A legislação brasileira que trata da proteção à criança e ao adolescente contra a violência foi reforçada nesta segunda-feira, 15, com a publicação no Diário Oficial da União da Lei 14.811/2024. A medida modifica o Código Penal, a Lei dos Crimes Hediondos e o Estatuto da Criança e do Adolescente e torna mais rigorosas as penalidades para crimes contra essa população.

Uma das mudanças amplia em dois terços a punição por crime de homicídio contra menor de 14 anos em instituições de ensino. O texto estabelece também a exigência de certidões de antecedentes criminais de todos os colaboradores que trabalhem em locais onde são desenvolvidas atividades com crianças e adolescentes.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Outra alteração estabelece em cinco anos de prisão a penalidade para responsáveis por comunidade ou rede virtual, onde seja induzido o suicídio ou a automutilação de menor de 18 anos ou de pessoa com capacidade reduzida de resistência. Esse tipo de prática, assim como sequestro, cárcere privado e tráfico de crianças e adolescentes, foi tipificada como crime hediondo.

A lei descreve ainda os crimes de bullying e cyberbullying, definindo pena de dois a quatro anos de prisão para casos praticados em ambiente digital que não representem crime grave. Responsáveis pela transmissão ou exibição de conteúdos pornográficos com crianças e adolescentes também passam a ser penalizados, da mesma forma que os produtores desse tipo de conteúdo, com reclusão de quatro a oito anos, além da aplicação de multa.

O texto estabelece ainda pena de dois a quatro anos de prisão para o crime de não comunicação de desaparecimento de criança ou adolescente, de forma intencional. As mudanças têm efeito imediato e passam a valer com a publicação de lei.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Criança e Adolescente Lei 14.811/2024 PROTEÇÃO violência

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Legislação brasileira deixa penas para crimes contra criança e adolescente mais rigorosas
Play

Frentista é morta pelo ex-companheiro em posto de gasolina; veja vídeo

Legislação brasileira deixa penas para crimes contra criança e adolescente mais rigorosas
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

Legislação brasileira deixa penas para crimes contra criança e adolescente mais rigorosas
Play

Tarifa zero é viável? Haddad faz radiografia no transporte público

Legislação brasileira deixa penas para crimes contra criança e adolescente mais rigorosas
Play

Morre suspeito de participar da execução de delegado no litoral de SP

x