BRASIL
Pesquisa: Nordeste é a região com maior desconhecimento sobre sustentabilidade

Por Da Redação

O Nordeste é a região onde as pessoas estão menos familiarizadas com a sustentabilidade, segundo apontou a Pesquisa FEBRABAN-IPESPE, apresentada na 8ª edição do OBSERVATÓRIO FEBRABAN. Segundo o levantamento, 41% dos nordestinos apresentaram desconhecimento do tema.
A média nacional de desconhecimento é 29%. A pesquisa buscou investigar o conhecimento e envolvimento dos brasileiros a respeito da sustentabilidade e de como as boas práticas se inserem no cotidiano da população.
Entre os 59% dos nordestinos que mencionaram temas ligados à sustentabilidade, os mais citados foram a preservação do meio ambiente e a consciência ambiental (30%). Os demais temas – reaproveitamento e reciclagem; economia dos recursos naturais e utilização racional; ecologia e natureza – ficaram empatados com 7%.
Na região houve 55% afirmaram sentir-se informados ou bem informados sobre o assunto, contra 63% no total nacional. Dos entrevistados, 48% afirmou que prefere se informar por TV aberta.
Para 72% dos entrevistados no Nordeste, a adoção das boas práticas de sustentabilidade pelas empresas e pelos governos deve ser prioridade mesmo com o risco de diminuir os lucros e o crescimento econômico.
Por outro lado, 36% dos entrevistados afirmaram que já deixaram de consumir produtos ou serviços de empresas que não respeitaram boas práticas de governança corporativa ou se envolveram em alguma denúncia. Para 71%, a legislação poderia ser mais dura com quem não respeita as práticas de sustentabilidade.
“Este levantamento reforça pesquisas anteriores, que mostravam que 74% dos entrevistados tinham muito ou algum interesse pelo tema da preservação do meio ambiente e 78% disseram-se pouco ou nada satisfeitos com os esforços empreendidos no país nesse campo”, diz Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do IPESPE, responsável pela pesquisa.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 7 de setembro com 3 mil pessoas nas cinco regiões do país.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



