BRASIL
Pix agora vai precisar de 'cadastro especial'; saiba como fazer
Limite no valor de transferências também será aplicado
O Banco Central segue criando mecanismos para aumentar a segurança do Pix, principal forma de pagamentos virtuais do Brasil. A partir de novembro, as duas principais mudanças são relacionadas a um limite nas transações.
A partir de 1º de novembro, fica limitado a R$ 200 o valor das transferências realizadas em um novo dispositivo. Fica também restrito a R$ 1.000 o total diário dos envios a partir dos celulares e computadores não cadastrados nos bancos.
Para realizar movimentações maiores, é necessário cadastrar os aparelhos. A medida vale para celulares ou computadores que ainda sejam desconhecidos pelo sistema bancário.
Leia mais: Sabe tudo sobre o Pix? Veja curiosidades e informações
Em outras palavras: nada muda para os dispositivos que já foram utilizados para as transferências via Pix.
Os novos limites foram implantados para evitar fraudes e golpes, especialmente aqueles onde terceiros acessam contas bancárias através de celulares.
Segundo a instituição, as exigências foram discutidas com especialistas do mercado financeiro e buscam tornar o Pix um meio de pagamento cada vez mais seguro para a população.
"A exigência de cadastro se aplica apenas para dispositivos de acesso que nunca tenham sido utilizados para iniciar uma transação Pix por um usuário específico. O objetivo é dificultar o tipo de fraude em que o agente malicioso consegue, por meio de roubo ou de engenharia social, as credenciais, como login e senha dos clientes", diz o Banco Central, em nota.
Como cadastrar o celular
Já o processo de cadastramento dos celulares nos bancos não sofre alterações e varia entre instituições bancárias.
Em caso de bancos com sede fixa, como Caixa, Banco do Brasil, Santander, Bradesco e Itaú, pode ser solicitada a ida presencial a alguma agência física.
Já nos bancos virtuais é geralmente solicitado o envio de fotos para análise do banco ou o uso de reconhecimento facial/impressão digital em aparelhos que possuem esta tecnologia.
Em caso de dúvidas, o recomendado é entrar em contato com a instituição bancária através do telefone.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes