Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Polícia de SP vai usar helicóptero do Exército

Agencia Estado

Por Agencia Estado

01/08/2006 - 8:26 h

O governo de São Paulo decidiu assinar nesta semana o convênio com o Exército que permitirá à polícia paulista usar helicópteros do Comando da Aviação do Exército (CAvEx), com sede em Taubaté. O único ponto da minuta do convênio que o Estado ainda discute com Brasília é quem arcará com os custos da utilização dos aparelhos.

A rapidez do Exército ao propor o convênio surpreendeu o governo paulista. São dois os tipos de helicópteros colocados à disposição de São Paulo pelo Comando Militar do Sudeste (CMSE), ao qual o CAvEx está subordinado, conforme revelou o secretário da Segurança Pública, Saulo Abreu, em entrevista ao Estado. O primeiro é HA-1 Esquilo, cujo valor da hora de vôo é de US$ 633. O segundo é o HM-3 Cougar, pelo qual o governo federal quer cobrar US$ 5.060 pela mesma hora. O pagamento deve ser depositado no Fundo do Exército.

O governo paulista acha justa a remuneração e considera compreensível que o Exército, com seu orçamento apertado, precise do pagamento. Mas o que Saulo e o governo Cláudio Lembo (PFL) desejam é que a conta seja repassada ao Ministério da Justiça. O secretário da Segurança enviou ontem ao ministro Márcio Thomaz Bastos um pedido por escrito para que o governo federal assuma os custos do uso das aeronaves.

O interesse principal da Secretaria da Segurança Pública é dispor dos helicópteros HM-3 Cougar, o maior em atividade na aviação do Exército. Com capacidade para transportar 22 homens, além da tripulação, e 4,5 mil quilos de carga externa, o Cougar leva em cada lado uma metralhadora calibre 7,62 mm.

Mais Agilidade - A importância de uma aeronave desse porte para a PM seria a garantia da agilidade no transporte de tropa. A PM consegue dominar uma rebelião em um presídio usando até 40 homens. Com autonomia de 7,5 horas de vôo, os Cougars poderiam levar em pouco mais de uma hora um ou dois pelotões da Tropa de Choque de São Paulo para qualquer presídio no Estado. A rapidez do deslocamento da tropa garantiria o rápido controle da rebelião, antes que os detentos conseguissem destruir completamente a prisão, como ocorreu em junho em Araraquara, Itirapina e Mirandópolis.

"Sou a favor desse convênio. Seriam inicialmente duas aeronaves, uma guia (Esquilo) e uma para o transporte de tropas (Cougar)", disse o governador Cláudio Lembo. Ele enfatizou que o relacionamento com o Exército é "dez" assim como com a Polícia Federal. "Quanto às verbas (para a segurança), relacionamento zero."

O Exército mantém três de seus quatro batalhões de aviação na base de Taubaté (SP). São o braço aéreo da 12.ª Brigada Infantaria Leve (Aeromóvel), cuja sede fica em Caçapava (SP), distante 30 quilômetros do quartel do CAvEx.

Pelo Exército, assinariam o convênio o general-de-exército Luis Edmundo Maia de Carvalho, comandante militar do Sudeste, o general-de-divisão Sérgio Luis Vaz da Silva, comandante da 2.ª Região Militar, e o general-de-brigada Manoel Morata de Almeida, chefe do Estado-Maior do CMSE.

Além dos helicópteros, o governo de São Paulo quer assinar outro convênio para poder usar as fotografias de satélites da inteligência do Exército e planejar operações de combate ao tráfico de drogas. Os militares têm acesso a imagens mais nítidas e melhores que as usadas pela PM. A 2.ª Seção da PM (Informações) usa as imagens de um satélite israelense que passa por São Paulo duas vezes por semana.

Além disso, Saulo afirmou que gostaria de contar com tropas da Infantaria do Exército em "operações saturação" - a ocupação de áreas dominadas por traficantes de drogas - e para tomar conta de muralhas de presídios. Essas propostas, no entanto, não saíram do papel. Colaborou Shaonny Takaiama

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Porto de Galinhas enfrenta início de ano com movimento turístico fraco

Play

Vídeo: mulher reage a assalto à mão armada e troca tiros com bandidos

Play

Vídeo: mulher é presa após destruir imagem de santo em presépio

Play

Brasileiros mortos na Ucrânia viram comida de porcos e cachorros, diz ex-soldado

x