Prefeito de Maceió sobrevoa local de rompimento de mina da Braskem | A TARDE
Atarde > Brasil

Prefeito de Maceió sobrevoa local de rompimento de mina da Braskem

Rompimento aconteceu em trecho da Lagoa do Mundaú próximo a Mutange

Publicado domingo, 10 de dezembro de 2023 às 18:26 h | Autor: Da Redação
Rompimento aconteceu na tarde deste domingo
Rompimento aconteceu na tarde deste domingo -

Com risco de colapso desde o fim de novembro, a mina 18, da Braskem em Maceió, capital de Alagoas, sofreu um rompimento às 13h15 deste domingo, 10. A informação foi confirmada pela Defesa Civil da cidade. 

O rompimento aconteceu em trecho da Lagoa do Mundaú próximo a Mutange. O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL)  sobrevoou a região em que aconteceu o rompimento e mostrou a situação através das redes sociais.

Em nota, a Defesa Civil de Maceió informou que no momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. Ainda ressaltou que a mina e o entorno estão desocupados e não há risco para as pessoas da região.

Riscos

A Braskem tem a chamada mina 18, no bairro de Mutange, localizado no município de Alagoas. O objetivo da empresa é extrair o sal-gema, minério utilizado como matéria-prima na fabricação de soda cáustica e PVC. A situação também afeta outros bairros como Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. No entanto, a profundidade de perfuração feita é muito extensa, pois esse minério fica em uma parte muito profunda da cavidade do solo.

Por causa da ação, a mineradora cortou a disponibilidade do fornecimento de água e energia na cidade, devido aos riscos que a intervenção pode causar. A Braskem indenizou e realocou os moradores de bairros de classe média, mas direcionou os moradores de comunidades periféricas e vulnerabilizadas para escolas da cidade. No entanto, a maioria dos moradores de Mutange se recusaram a sair do local e organizaram um protesto, paralisando até o trem que passa pela cidade.


Publicações relacionadas