VEJA VÍDEOS
Prefeito de Maceió sobrevoa local de rompimento de mina da Braskem
Rompimento aconteceu em trecho da Lagoa do Mundaú próximo a Mutange
Por Da Redação
Com risco de colapso desde o fim de novembro, a mina 18, da Braskem em Maceió, capital de Alagoas, sofreu um rompimento às 13h15 deste domingo, 10. A informação foi confirmada pela Defesa Civil da cidade.
O rompimento aconteceu em trecho da Lagoa do Mundaú próximo a Mutange. O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL) sobrevoou a região em que aconteceu o rompimento e mostrou a situação através das redes sociais.
Em nota, a Defesa Civil de Maceió informou que no momento, técnicos da Defesa Civil estão monitorando o local em busca de mais informações. Ainda ressaltou que a mina e o entorno estão desocupados e não há risco para as pessoas da região.
Riscos
A Braskem tem a chamada mina 18, no bairro de Mutange, localizado no município de Alagoas. O objetivo da empresa é extrair o sal-gema, minério utilizado como matéria-prima na fabricação de soda cáustica e PVC. A situação também afeta outros bairros como Bebedouro, Pinheiro, Bom Parto e Farol. No entanto, a profundidade de perfuração feita é muito extensa, pois esse minério fica em uma parte muito profunda da cavidade do solo.
Por causa da ação, a mineradora cortou a disponibilidade do fornecimento de água e energia na cidade, devido aos riscos que a intervenção pode causar. A Braskem indenizou e realocou os moradores de bairros de classe média, mas direcionou os moradores de comunidades periféricas e vulnerabilizadas para escolas da cidade. No entanto, a maioria dos moradores de Mutange se recusaram a sair do local e organizaram um protesto, paralisando até o trem que passa pela cidade.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes