CADEIRA 13
Ruy Castro é eleito novo imortal da Academia Brasileira de Letras
Escritor e jornalista ocupará vaga do ex-ministro da Cultura, Sérgio Paulo Rouanet
Por Da Redação
O escritor e jornalista Ruy Castro, de 74 anos, foi eleito, nesta quinta-feira, 6, o novo imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele ocupará a Cadeira 13, que estava vaga desde a morte do ex-ministro da Cultura, Sérgio Paulo Rouanet, em julho deste ano.
Castro concorreu com os acadêmicos André Amado, Elói Angelos G. D'Arachosia, Raquel Naveira, Rodrigo Cabrera Gonzales e Jackeson dos Santos Lacerca. Ele recebeu 32 votos.
Ruy Castro nasceu em Caratinga, Minas Gerais, em 1948. É formado em Ciências Sociais pela antiga FNFi (Faculdade Nacional de Filosofia), atual UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Ao longo da carreira, Castro ficou reconhecido como um dos principais biógrafos do Brasil. Ele foi autor da biografia "Carmen", sobre a história da atriz e cantora Carmen Miranda, "O Anjo Pornográfico", sobre o escritor e jornalista Nelson Rodrigues e também, "Estrela Solitária", a história do craque Garrincha.
A Cadeira 13, que pertence a Ruy Castro agora, já foi ocupada por nomes como Visconde de Taunay, Francisco de Assis Barbosa, Augusto Meyer, Hélio Lobo, Sousa Bandeira, Martins Júnior, Francisco de Castro e Francisco Otaviano.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes