Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Saúde diz que 42 indígenas morreram em terra yanomami neste ano

Doenças associadas à fome estão entre as principais causas

Por Da Redação

02/03/2023 - 13:02 h | Atualizada em 02/03/2023 - 13:43
As mortes ainda podem aumentar, já que seis óbitos são investigados
As mortes ainda podem aumentar, já que seis óbitos são investigados -

O Ministério da Saúde informou que 42 indígenas morreram na terra yanomami somente neste ano. As principais causas dos óbitos foram desnutrição grave, diarreia e pneumonia, doenças associadas à fome. As informações foram repassadas pelo ministério à Folha, que publicou os números em reportagem publicada nesta quinta-feira, 2.

As mortes ainda podem aumentar, uma vez que seis óbitos estão sob investigação e não foram contabilizados nos dados do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) Yanomami, vinculado à pasta.

Destas 42 mortes, quatro aconteceram no Hospital da Criança Santo Antônio, em Boa Vista. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as mortes foram por desnutrição grave, uma por diarreia aguda e outra por pneumonia. Na unidade, 58 meninos e meninas yanomamis permaneciam internados no hospital.

Em janeiro, o governo federal declaração situação de emergência em razão de uma grave crise humanitária, sanitária e de saúde envolvendo os yanomamis.

De acordo com dados do DSEI repassados ao Condisi (Conselho Distrital de Saúde Indígena) dos Yanomami e Ye’kuana, foram registrados 1.181 óbitos em quatro anos do governo Bolsonaro, uma média de 24,6 mortes por mês.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
As mortes ainda podem aumentar, já que seis óbitos são investigados
Play

Bebê de 1 ano e 11 meses é morta a tiros em briga de trânsito; vídeo

As mortes ainda podem aumentar, já que seis óbitos são investigados
Play

Adolescente desaparece e é resgatada em casa com calabouço subterrâneo

As mortes ainda podem aumentar, já que seis óbitos são investigados
Play

Jovem em bicicleta motorizada dá baile em agentes de trânsito durante perseguição

As mortes ainda podem aumentar, já que seis óbitos são investigados
Play

Delegado faz revelação chocante sobre vítimas de queda de balão

x