BRASIL
Senado inaugurará memorial em homenagem às vítimas da Covid-19
Estrutura inicialmente ficaria no espelho d'água do Congresso, mas foi instalada em auditório
Por Da Redação
O Senado inaugura na tarde desta terça-feira, 15, um memorial permanente que irá homenagear as vítimas da pandemia da Covid-19 no Brasil. A estrutura será instalada na parte interna da Casa legislativa, em um auditório, e não mais nos espelhos d’água em frente ao Congresso Nacional, como estava previsto antes.
A cerimônia de inauguração terá a participação do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e da cúpula da CPI da Covid, que atuou entre abril e outubro do ano passado. Do grupo, estarão presentes o presidente da comissão Omar Aziz (PSD-AM), o vice-presidente Randolfe Rodrigo (Rede-AP) e o relator Renan Calheiros (MDB-AL). Também estará presente um representante da associação de vítimas da pandemia.
A criação de um memorial em homenagem aos mortos pelo coronavírus foi sugerida pelos membros da CPI da Covid, que aprovaram um requerimento prevendo a sua instalação. A autorização foi concedida no ano passado, mas a mudança no local ocorreu, segundo a presidência do Senado, por causa do "impacto arquitetônico" que haveria com a instalação no espelho d’água e eventuais conflitos com os órgãos de preservação do patrimônio, pois o prédio do Congresso Nacional é tombado.
O memorial terá um tablado de 15 metros de comprimento, onde haverá 27 prismas de mármore iluminados internamente, que simbolizarão grandes velas em homenagem às vítimas da pandemia em cada estado do país. Concebida pelos arquitetos Vanessa Novais Bhering e André Luiz de Souza Castro, a estrutura ficará instalada no foyer do auditório Petrônio Portela e estará aberta para visitação pública.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes